Ir para o conteúdo

Manaus vacinou mais de 100 mil adolescentes em cinco dias

Mais de 100 mil adolescentes de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus. Em cinco dias de atendimento, desde o anúncio, no dia 9/8, pelo prefeito David Almeida, de ampliação da vacinação para esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registra uma média de 20 mil doses aplicadas em jovens de 12 a 17 anos, por dia. Nesse período, para todas as faixas etárias, foram aplicadas 146.188 doses de imunizantes. Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, já foram aplicadas quase 1,8 milhão de doses na capital.

“É motivo de muito orgulho para nós, da prefeitura, vermos o comparecimento dos nossos jovens para receber a vacina contra a Covid-19, numa demonstração de compromisso com a saúde coletiva. Eles entenderam que, estando imunizados, não serão só eles os protegidos, mas as famílias deles e toda a sociedade poderá ficar livre dos efeitos do coronavírus. É a nossa juventude dando um excelente exemplo de cidadania e responsabilidade”, comenta o prefeito.

Até esta sexta-feira, a Semsa estará atendendo para a vacinação, em seis pontos estratégicos: Arena da Amazônia; Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”; Clube do Trabalhador do Sesi-AM; Studio 5 Centro de Convenções; shopping Phelippe Daou; e Centro de Convivência da Família Padre Vignola. Nesses locais estão sendo oferecidas a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e para o público em geral, a partir de 18 anos, e também a segunda dose dos três imunizantes utilizados até o momento (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac).

Além desses, 34 unidades de saúde da Semsa oferecem exclusivamente a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford. O horário de atendimento em todos os pontos é das 9h às 16h.

Nesse período, para todas as faixas etárias, foram aplicadas 146.188 doses de imunizantes.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, orienta os pais e responsáveis que os jovens sejam acompanhados apenas por uma pessoa maior de 18 anos, para que não haja aglomeração nos pontos de vacinação.

“Entendemos que esse é um momento muito importante na vida dos adolescentes, e que muitas famílias fazem questão de acompanhar. Mas precisamos pensar coletivamente, por isso destacamos a necessidade de que apenas o jovem e um responsável compareçam aos locais de vacinação”, explica.

Ela também orienta aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus, no link https://imuniza.manaus.am.gov.br para facilitar o atendimento nos pontos, no momento de ser vacinado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes