Ir para o conteúdo

Manaus vacina pessoas de 18 a 34 anos, com comorbidades nesta segunda-feira

A Prefeitura Manaus já definiu a programação para a vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana. No total, são 65.345 pessoas agendadas para receber as doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Na segunda-feira, 26/4, as pessoas de 18 a 34 anos que apresentam comorbidades iniciam o ciclo de proteção vacinal, recebendo a primeira dose do imunizante. Também nesse dia, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias recebem a segunda dose da vacina, concluindo a proteção contra a Covid-19. O cronograma de atendimento segue a ordem decrescente de idade.

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semsa, a partir das informações registradas na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), indica que   7.714 pessoas de 18 a 34 anos estão no grupo prioritário das comorbidades e receberão a primeira dose da vacina contra Covid-19.

O prefeito David Almeida voltou a reforçar a importância de cumprir o esquema vacinal para controlar a doença em Manaus. “A população deve consultar o site do Imuniza Manaus, para verificar a data e o local de vacinação. É preciso um esforço coletivo para mudarmos o cenário e retomar a rotina da cidade”, acentuou.

Repescagem

Na terça-feira, 27/4, os usuários de 56 a 59 anos com comorbidades que ainda não se imunizaram, terão a oportunidade de se vacinar. A segunda dose da vacina para idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com diabetes, obesidade e cardiopatias também será realizada nesta mesma data.

A repescagem para os portadores de comorbidades prossegue na quarta-feira, 28/4, contemplando as pessoas de 41 a 55 anos. O total de pessoas do grupo prioritário das comorbidades que ainda não compareceram aos postos de vacinação é de 17.671.

No período de quinta-feira, 29/4, a sábado, 1/5, a campanha prossegue com a oferta da segunda dose da vacinação, para idosos e trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.

Ao longo da semana, também serão vacinados, em nova etapa de imunização para a 1ª dose, os trabalhadores da saúde. Para receber a vacina, eles devem ter feito o registro no link http://bit.ly/cadastrovacinasaude e devem consultar o Imuniza Manaus, para verificar a data e a hora do seu agendamento. Também devem apresentar, no posto de vacinação, contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo com um estabelecimento de saúde.

Para as pessoas com comorbidade que vão receber a primeira dose, é necessário apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Nos casos de obesidade, é válida declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas vivendo com HIV são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Siclon (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos); ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

Para facilitar o acesso do público foram disponibilizados sete pontos de vacinação, com serviços de drive-thru e postos fixos em todas as zonas da cidade. Além desses, a Semsa mantém um posto único e exclusivo para a vacinação dos trabalhadores da saúde.

Comorbidades

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a vacinação deve priorizar as pessoas que apresentam diabetes mellitus, obesidade grave (Índice de Massa Corporal igual o maior que 40), anemia falciforme, hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas,  hipertensão arterial em estágio 3 e hipertensão Arterial e Resistente (HAR), pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, doença renal crônica, imunossupressão, síndrome de Down, doença cerebrovascular, pessoas com o HIV e cardiopatas, porque correm risco de desenvolver a forma grave da Covid-19, podendo até morrer.

Pontos de vacinação

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Terminal de Integração 6

Avenida Comendador José Cruz, no bairro Lago Azul

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Escola de Enfermagem da Ufam – Posto exclusivo para trabalhadores da saúde- Rua Teresina, 495, Adrianópolis

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc-AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes