BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus terá 50 pontos de vacinação neste sábado


Adolescentes de 12 a 17 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na sexta-feira, 13/8, em Manaus e contiua neste sábado.  Com isso, a capital amazonense passa a ser uma das primeiras do país a avançar na imunização, alcançando grupos que não estavam previstos inicialmente na campanha.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que até o momento, esse é o último grupo para o qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, autorizou a vacinação. “Ainda não temos nenhuma orientação sobre a possibilidade de inclusão de idades abaixo de 12 anos. Na semana que vem terei reuniões em Brasília e um dos assuntos é a vacina. O que houver de novidades, informaremos”, garantiu Shádia.

A estimativa da Semsa para esse grupo é de 237 mil adolescentes e a capacidade instalada diária de vacinação da Semsa, considerando os 50 pontos que funcionarão no sábado, é de mais de 30 mil pessoas.

Simultaneamente à vacinação dos adolescentes, os pontos da Semsa estão atendendo à população geral a partir dos 18 anos e os remanescentes de outros grupos que ainda não tomaram a primeira dose, além da segunda dose para concluir o ciclo vacinal de quem já esteja nos intervalos estabelecidos pelos laboratórios fabricantes, sendo 28 dias para a CoronaVac/Butantan, e 84 dias para a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer/BioNTech, nessa última conforme orienta o Ministério da Saúde.

Cadastro

Também para esse público, a Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, e a consulta no Filômetro (bit.ly/filometrovacina), que mostra o movimento nos locais de vacinação.

Os adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou de uma pessoa maior de 18 anos - Fotos: Semcom

Documentos

Quem tem acima de 18 anos e vai tomar a primeira dose, deve apresentar um documento de identidade original, com foto, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação.

Os adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou de uma pessoa maior de 18 anos, levando um documento original com foto e, caso não sejam pais, assinando uma declaração no verso do comprovante de residência.

Também é obrigatório apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia). O adolescente que não tenha o CPF nem o Cartão SUS pode solicitar a emissão deste último na própria UBS.

Mais pontos

Neste sábado, 14, a Semsa colocará à disposição da população 50 pontos de vacinação para atender toda a população vacinável com primeira e segunda doses, funcionando das 9h às 17h.

Além dos quatro pontos estratégicos já conhecidos pela população – shopping Phelippe Daou e Studio 5 (para pedestres), sambódromo (apenas drive-thru), e Sesi (para pedestres e drive-thru) -, haverá vacinação no Centro de Convenções Vasco Vasques e em mais 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três escolas da rede pública.

❗️❗️Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da secretaria, por meio do link https://bit.ly/2VLGy15.❗️❗️

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas.