Ir para o conteúdo

A capital amazonense registrou 1.583 casos de malária nos quatro primeiros meses deste ano. O número representa uma redução de 8,9% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.738 casos da doença, de acordo com levantamento da Prefeitura de Manaus.

“Mesmo com as ações prioritárias voltadas ao combate do novo coronavírus, nossa equipe de Saúde tem trabalhado arduamente em outras frentes para vencer diversas doenças, entre as quais a malária. Há um esforço no sentido de conscientizar a população quanto às medidas preventivas contra o mosquito transmissor. E está aí o reflexo nesse resultado positivo”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Conforme o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, Manaus tem conseguido manter a meta da gestão municipal de reduzir a cada ano os casos de malária. “A queda no número de casos é resultado do trabalho de intensificação da busca de pacientes sintomáticos, de ações de diagnóstico e tratamento, investigação epidemiológica, monitoramento e bloqueios de casos da doença, aplicação de inseticida no intradomicílio e nas áreas de registro de casos, entre outras atividades”, ressaltou.

Na prevenção à malária, a população pode contribuir com cuidados básicos para evitar a disseminação da doença: uso de mosquiteiros; uso de roupas que protejam pernas e braços para evitar a picada do mosquito; colocação de telas em portas e janelas; uso de repelentes; e nas áreas de incidência do mosquito transmissor da malária, normalmente locais de floresta com rico manancial de água limpa, é necessário que a população evite frequentar beira de rios, igarapés e áreas alagadas no final da tarde ou no amanhecer, período onde há maior circulação do mosquito transmissor.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes