Ir para o conteúdo

Manaus registra redução de 44,4% de casos suspeitos de sarampo

Manaus já registra uma redução de 44,4% no número de notificações de casos suspeitos de sarampo, conforme os dados do 30º Informe Epidemiológico de Monitoramento, divulgado pela Prefeitura de Manaus nesta terça-feira, 2/10. O boletim aponta que a capital, desde o início do surto, em fevereiro deste ano, tem o total de 7.984 notificações, o que engloba 913 casos já confirmados da doença, 6.594 casos em investigação (aguardando resultado laboratorial) e 477 descartados.

A redução foi registrada no período de 29 de julho a 22 de setembro, em comparação ao número contabilizado de 3 de junho a 28 de julho. Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, a baixa na notificação de casos suspeitos vem ocorrendo a cada semana e tem mostrado sustentabilidade, mas as ações de prevenção precisam ter continuidade, porque o vírus ainda circula no Amazonas, além de outros Estados brasileiros.

“Aumentar a cobertura vacinal é a única forma efetiva de controle do surto, não somente em Manaus, como também em todo o território nacional. Por isso, fizemos uma grande mobilização em escolas e de casa em casa para proteger a população, sobretudo as crianças. Atingimos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas nosso esforço continua até que o sarampo esteja novamente erradicado em Manaus”, destaca o prefeito.

Entre os casos suspeitos notificados de 2 a 22 de setembro, 20,4% foram em crianças menores de um ano. Vale lembrar que o Ministério da Saúde não recomenda a vacina para menores de seis meses e a proteção dessas crianças só pode ser garantida com uma cobertura vacinal adequada entre a população. “Os adultos têm a responsabilidade de procurar a vacinação e, assim, reduzir o risco para as crianças nessa faixa etária, que tem mais chances de desenvolver complicações graves pela doença, podendo levar ao óbito”, alerta o prefeito de Manaus.

Além da Campanha Municipal contra o sarampo, que vacinou 204.837 crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, a Prefeitura de Manaus desenvolveu ações de varredura de casa em casa nos bairros com maior número de notificações da doença, intensificação vacinal em pontos estratégicos, ações de saúde para a prevenção em comunidades mais suscetíveis, reforço nas ações de rotina nas 183 salas de vacina no município, com primeira e segunda dose da vacina, e ações de bloqueios vacinais a partir da notificação dos casos suspeitos, totalizando 773.443 doses aplicadas somente este ano.

 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes