Ir para o conteúdo

Manaus registra queda no número de faltosos da segunda dose da vacina

A Prefeitura de Manaus vem registrando, nos últimos sete dias, redução no número de pessoas que já passaram dos prazos para receber a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19. Na última quinta-feira, 25/11, os registros do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), indicavam que 335.516 pessoas se encontravam nessa condição. Nesta quarta-feira, 1º/12, esse número estava em 318.167. O mesmo acontece com as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose. Há uma semana eram 161.191 e hoje são 157.671.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, classificou como positiva essa redução, mas reforçou que não é hora de descuidar e que mesmo imunizada, a população precisa manter os cuidados individuais de proteção.

“Esperamos que essa tendência se mantenha. Pode não ser uma diferença grande, ainda, mas é significativa para nós, que estamos nessa batalha para imunizar a população há mais de dez meses e ainda encontramos certa resistência de pessoas ou que não aceitam a vacina, ou que, por alguma reação que tenham tido na primeira dose, estão com receio e não voltaram para tomar a segunda. Essa redução por dias seguidos, nos dá mais esperança e indica que as estratégias que temos adotado têm sido acertadas e vamos prosseguir, mas o uso de máscaras, de álcool em gel e distanciamento social devem ser mantidos”, avaliou Shádia.

Segundo a secretária, a Covid-19, por ser uma doença nova, ainda não há muitas informações científicas sobre ela. “Agora mesmo, tivemos o surgimento de uma nova variante, a Ômicron, que nos deixa em alerta exatamente por não sabermos, ainda, como ela irá se comportar. Por essa razão insistimos em que as pessoas devem buscar as vacinas. Repito: é questão de saúde pública, envolve toda a coletividade. Precisamos ter toda a população vacinada”, alertou, lembrando que já há o registro de três casos da variante no Brasil.

Percentuais

De acordo com o Vacinômetro municipal (https://vacinometro.manaus.am.gov.br), até esta quarta-feira, o percentual de pessoas com primeira dose era de 91,18%, o que equivale a 1.628.295 de pessoas, ou 73,36% da população geral estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 2.219.580. No caso de pessoas com o esquema vacinal completo, 75,22% da população vacinável ou 60,52% da população geral.

O total de pessoas com a dose de reforço estava em 175.566, o que corresponde a 9,83% da população apta a receber a vacina, ou 7,91% da população geral.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes