Ir para o conteúdo

Manaus reconta sua história com obras que valorizam a arquitetura e o urbanismo da cidade

Nos últimos anos, a capital amazonense se tornou referência em vários setores e um deles é o resgate arquitetônico que a Prefeitura de Manaus faz, principalmente, no centro histórico da cidade, restaurando prédios como o antigo hotel Cassina, atual Casarão da Inovação Cassina, e áreas públicas como as praças Dom Pedro II, XV de novembro (da Matriz), a avenida Eduardo Ribeiro e outras. Em todas essas, além de diversas outras em fase de conclusão na cidade, há um trabalho cuidadoso da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também é arquiteta e urbanista.

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem pensado no urbanismo, que contempla também o paisagismo, desde as obras de mobilidade até a revitalização de locais históricos, como o antigo hotel Cassina, que agora é o moderníssimo Casarão da Inovação Cassina. Essa é uma característica da gestão que busca sempre se aperfeiçoar e entregar para os manauaras mais conforto e qualidade de vida, sendo na arborização ou na ornamentação e isso está presente em grandes obras modernas”, afirmou a primeira-dama, referindo-se ainda aos complexos viários Ministro Roberto Campos, entregue em junho deste ano na avenida Constantino Nery, e o complexo viário Professora Isabel Victoria, com entrega prevista para antes do Natal, em frente ao conjunto Manoa.

A primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro tem vistoriado pontos de intervenção urbanística e de paisagismo em toda cidade 

Parabenizando os profissionais de arquitetura e urbanismo, que comemoram o seu dia nesta terça-feira, 15/12, o prefeito Arthur Neto relembrou a importância desses profissionais, que contribuem para uma cidade melhor. “Parabenizo, em nome da minha esposa Elisabeth, todos os arquitetos e urbanistas, porque a arquitetura é uma forma de arte e é por meio de técnicas próprias dela que é possível projetar, edificar, restaurar, melhorar e ‘aquecer’ o interior e o exterior dos projetos. Além das técnicas, a sensibilidade e a motivação do arquiteto e do urbanista são cada vez mais exigidos para que haja equilíbrio entre a funcionalidade e o uso sustentável de recursos, e esse vem sendo um norte de nossa gestão, para tornar Manaus mais resiliente”, ressaltou.

À frente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro tem vistoriado pontos de intervenção urbanística e de paisagismo em toda cidade. “Acompanho de perto os trabalhos que estão mudando a cara da cidade. Já tivemos o prazer de entregar alguns espaços, como o belo canteiro no encontro das avenidas São Jorge, Jacira Reis e Ipase, além da rotatória em frente à sede da Suframa, mas queremos fazer e estamos fazendo muito mais, dando conforto visual e sensorial aos cidadãos de Manaus”, comentou.

Elisabeth ainda destacou que todos os projetos são trabalhos que aos poucos vão fazendo a diferença na vida do cidadão. “Buscamos fazer um trabalho harmônico em todos os projetos da prefeitura, um trabalho de formiguinha, que é demorado e delicado, mas aos poucos vai trazendo resultados significativos. Manaus já está com outra cara e assim vamos garantindo essa organização, modernização e embelezamento da cidade, além de incentivar o protagonismo social, o cuidado e o amor por ela. O resultado pode ser visto em ruas, avenidas, canteiros centrais, rotatórias e diversos passeios públicos”, observou a primeira-dama.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes