Ir para o conteúdo

Manaus planeja aplicar terceira dose da vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) já planeja aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 na população de Manaus. A informação foi confirmada pela titular da pasta, Shádia Fraxe, durante coletiva de imprensa que anunciou concurso público para a Semsa, na manhã desta terça-feira, 24/08. A informação é do Toda Hora.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que mais de 35 mil pessoas em Manaus ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Com a circulação da variante Delta, na capital, aumenta a preocupação das autoridades de saúde do Estado e da Capital que já consideram aplicar uma dose de reforço.

Segundo a secretária da Semsa, Shádia, já há um planejamento para aplicação da terceira dose dos imunizantes, mas para que comece a ser aplicada em quem já cumpriu o esquema vacinal é preciso avançar na aplicação da segunda dose dos faltosos.

“Nós teremos novidades para anunciar, precisamos que nosso público tome a sua segunda dose e complete seu esquema vacinal. Sem isso a gente não tem como avançar”, destacou a secretária.

Números

Até agora Manaus aplicou 1.849.893 doses de vacina para a população maior de 12 anos. Apenas 450.477 pessoas, ou seja, 32% da população cumpriram o esquema vacinal. Desse total, 425.446, tomaram as duas doses e 25.031 receberam dose única da vacina.

A primeira dose foi aplicada em 1.399.415. Apesar disso, ainda é grande o número de pessoas que ainda não retornaram para completar o ciclo de vacinação.

Mutirão

Esse fim de semana será realizado mais um mutirão de vacina para avançar na imunização das pessoas maiores de 40 anos que receberam a primeira dose até 28 de junho.

A ação contará com mais de 30 horas ininterruptas de vacinação focando na segunda dose. O mutirão iniciará às 9h de sábado, 28/08 até às 18h de domingo, 29/08, simultaneamente no complexo que integra a Arena da Amazônia, Centro de Convenções Vasco Vasques (primeira etapa) e Sambódromo. Os demais pontos de vacinação da prefeitura de Manaus vão funcionar no horário habitual.

“Chegou a  hora da segunda dose, então a gente precisa cumprir esse número para que essa terceira dose ou dose de reforço se torne realidade. Isso já acontece em alguns países da América Latina, em Israel, agora o Rio de Janeiro já anunciou também e estamos próximos disso”, afirmou a secretária Shádia.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes