Ir para o conteúdo

Manaus já possui cinco pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes

A capital amazonense já conta com um serviço de limpeza diferenciado na coleta de lâmpadas fluorescentes. Em consonância com a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de Manaus incentiva o estabelecimento da cadeia de logística reversa para os produtos de iluminação, de maneira a separar os componentes nocivos e promover a reciclagem de outras partes, como o vidro.

“Ao longo desta gestão, muitos foram os avanços na limpeza urbana e na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, desde a inclusão dos catadores até a oferta de novos serviços. E vamos avançar ainda mais nessa área que considero uma das prioritárias no serviço público”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A população já tem à disposição cinco pontos de coleta para lâmpadas fluorescentes, disponibilizados pela empresa Norte Brasil, vinculada à Reciclus – uma organização sem fins lucrativos, idealizada, formada e sustentada por empresas fabricantes, importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – que tem o intuito de organizar a coleta e o encaminhamento desses produtos. Essa iniciativa conta com o incentivo e apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretária Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

“O descarte das lâmpadas fluorescentes sempre foi um problema, porque elas contêm elementos químicos bastantes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Não é correto que sejam descartadas no lixo doméstico”, reforça o secretário municipal de Limpeza, Paulo Farias.

Locais de descarte

1. SV Instalações Ltda. – Rua Santos Dumont, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul

2. SV Instalações Ltda. – Avenida Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste

3. Makro Atacadista S.A. – Avenida Lourenço da Silva Braga, Centro

4. Makro Atacadista S.A. – Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, zona Sul

5. BA Elétrica – Avenida Mário Ypiranga, Flores, zona Centro-Sul

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes