BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus já está com 61% da população imunizada contra a Covid



A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus, completou, nesta terça-feira, 19/10, nove meses de realização, com mais de 2,6 milhões de doses aplicadas, entre primeira, segunda, de reforço e única. Os registros da Prefeitura de Manaus indicam que mais de 61% da população considerada apta a receber essa imunização está com o esquema vacinal completo. Com a primeira dose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a campanha, já alcançou quase 90% do público vacinável.

O prefeito David Almeida classifica como significativos os números alcançados até agora, mas lembra que ainda não é hora de se acomodar, porque ainda é necessário avançar mais na vacinação.

“Tudo o que conquistamos até agora é resultado de muito esforço, dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos na campanha. Os trabalhadores da Saúde, incansáveis, aplicando as vacinas todos os dias, os coordenadores, os servidores de todas as secretarias e órgãos da prefeitura e do Estado, e os parceiros, que nos apoiam no atendimento às pessoas que precisam da vacina, todos com um objetivo comum: proteger nossa população dessa doença”, disse.

Segundo Almeida o desafio, agora, é ir em busca das pessoas que ainda não foram tomar a primeira dose, além das que já passaram dos intervalos para a segunda, e ainda não retornaram para concluir o esquema vacinal.

De acordo com o “Vacinômetro” municipal, 11% da estimativa do público vacinável em Manaus, pouco mais de 210 mil pessoas, ainda não receberam a primeira dose da vacina. O Sistema Municipal de Vacinação (SMV) indicava, nesta terça-feira, 19/10, que 279.479 pessoas já haviam passado dos prazos.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, avalia como muito bom o ritmo da campanha, em Manaus, mas considera que pode melhorar se a população compreender a importância dessa imunização.

“Desde o primeiro dia têm sido muitos os desafios e entre eles está manter as equipes motivadas e, principalmente, sensibilizar e esclarecer a população para a importância de ser vacinada.  A campanha segue, ainda sem previsão de terminar, e agora com o novo desafio, que é a dose de reforço”, aponta a gestora.

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus