BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus já aplicou mais de 600 mil doses de vacina contra a Covid


A Prefeitura de Manaus registrou na tarde desta quinta-feira, 20/5, a marca de 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em pessoas de grupos prioritários, desde o início da campanha, em 19/1. Deste total, 356 mil são referentes à primeira dose e 244 mil são segundas doses. Os grupos que mais vacinaram são os de pessoas a partir de 60 anos, com 172.144 primeiras doses; seguido do grupo de 18 a 59 anos, com comorbidades, no qual 89.602 pessoas já iniciaram o ciclo de imunização. De acordo com o Vacinômetro municipal, 66.937 trabalhadores de saúde tomaram a primeira dose; e dos trabalhadores de educação, em dois dias, já são em torno de 9 mil vacinados.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela organização e operacionalização da campanha de imunização contra a Covid-19, já alcançou 17, dos 28 grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Vacinação.

“Podemos dizer que Manaus avança a cada dia na imunização de sua população e que já estamos bem adiantados no cumprimento do plano. Mesmo com o envio fracionado das doses, nossos técnicos têm conseguido trabalhar, de forma inteligente, para otimizar o que recebemos e contemplar mais e mais grupos. É preciso ainda destacar a boa vontade da Justiça Federal, que tem sido sensível aos nossos pleitos, com despachos positivos”, destaca o prefeito de Manaus, David Almeida.

Na última quarta-feira, 19, a Semsa começou a imunizar os trabalhadores de educação e voltou a aplicar a primeira dose nos remanescentes dos trabalhadores de saúde. Além disso, abriu o cadastramento no Imuniza Manaus para os trabalhadores do setor de Transporte, das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas. Eles serão os próximos a receber a vacina, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e, juntamente com os portuários, industriários e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, que serão cadastrados posteriormente, encerram os 28 grupos previstos pelo Ministério da Saúde, para atendimento prioritário.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.