Ir para o conteúdo

Manaus inicia vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Com 44 pontos de atendimento funcionando das 9h às 17h, a Prefeitura de Manaus começa a vacinar, nesta sexta-feira, 13/8, o público de 12 a 17 anos, contra a Covid-19. O avanço garante que a capital esteja entre as pioneiras do Brasil a incluir os menores de idade na campanha municipal de imunização.

Os primeiros a receberem a vacina serão os que têm comorbidades ou deficiência permanente, além das meninas gestantes ou que deram à luz recentemente (há até 45 dias). No sábado, 14, serão incluídos os demais adolescentes, e nesse dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aumenta para 50 o número de pontos de vacinação na cidade.

Menores de idade devem estar acompanhados

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, orienta que todos que forem receber a primeira dose da vacina façam o cadastro no Imuniza Manaus. Para isso, basta acessar o link https://imuniza.manaus.am.gov.br/cadastro/first e informar os dados solicitados, inclusive quanto às condições especiais que garantem a prioridade para a vacinação na sexta-feira.

“O cadastramento não é obrigatório, mas é recomendado porque, com os dados registrados previamente, o tempo de atendimento nos postos pode ser reduzido em aproximadamente três minutos por pessoa”, explica a enfermeira.

Isabel também informa que é necessário que pais ou responsáveis maiores de 18 anos acompanhem os jovens ao posto de vacinação e comprovem a responsabilidade pelo menor de idade, apresentando documento original com foto e, caso não sejam pais, assinando uma declaração no verso do comprovante de residência.

Também é obrigatório que a pessoa a ser vacinada, apresente documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia). O adolescente que não tenha o CPF nem o Cartão SUS pode solicitar a emissão deste último na própria UBS.

Menores de idade devem estar acompanhados

A vacina a ser aplicada nos jovens será a da Pfizer, única até o momento, permitida pela Anvisa, para menores de 18 anos, no país. Quem receber o imunizante será orientado a retornar para a segunda dose em 84 dias, conforme orientação vigente do Ministério da Saúde.

Isabel Hernandes lembra que quem tomou qualquer outra vacina deve esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19 e que, nos casos de doença, também é preciso esperar a completa recuperação.

Locais

Nesta sexta-feira, 13, estarão abertos para a vacinação quatro locais estratégicos de grande fluxo (Sesi e sambódromo, tanto para pedestres quanto drive-thru, e shopping Phelippe Daou e Studio 5, apenas para pedestres), além de 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e duas escolas da rede pública.

No sábado, 14, o horário de funcionamento das unidades será o mesmo, das 9h às 17h, sendo que entram em funcionamento mais quatro UBSs, uma escola pública e o Centro de Convenções Vasco Vasques, um total de 50 pontos de atendimento.

A relação completa dos locais de atendimento está disponível nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da Secretaria, com acesso pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/, atualizado diariamente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes