Ir para o conteúdo

Manaus inicia campanha de combate à sífilis

Com o tema “Manaus no combate à sífilis”, a Prefeitura de Manaus inicia nesta segunda-feira, 15/10, campanha para reforçar as ações de combate à doença. A programação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e seguirá até o dia 20 de outubro nas Unidades de Saúde, com a intensificação da testagem rápida para o diagnóstico precoce e de orientações do uso correto e regular do preservativo como medida de prevenção da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids), enfermeira Etelvina da Cruz Alves, explica que dados do Sistema de Notificação de Agravos do Ministério da Saúde (Sinan) apontam que o Amazonas notificou no ano passado 851 casos de sífilis congênita, quando a gestante transmite a doença para o bebê durante a gestação, 1.093 casos de sífilis adquirida e 1.402 casos de sífilis em gestantes. Já no primeiro semestre de 2018, foram 453 casos de sífilis adquirida, 631 em gestantes e 327 de sífilis congênita.

Para evitar a sífilis congênita, a Semsa investe na ampliação da oferta do teste rápido para a doença, preferencialmente, na primeira consulta do pré-natal, com acompanhamento em toda a gestação. A Semsa oferece a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C em 145 Unidades de Saúde, inclusive em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). As UBSs também disponibilizam preservativos gratuitamente na rotina diária dos serviços.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes