Ir para o conteúdo

Manaus fica entre as dez melhores capitais do Brasil em educação

A rede municipal de ensino de Manaus volta a crescer e alcança metas previstas para 2021, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019 (Ideb 2019). As escolas da Prefeitura de Manaus alcançaram a nota de 5,9 nos Anos Iniciais (AI) e 4,7 nos Finais (AF). Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira, 15/9, pelo Ministério da Educação (MEC). Com os resultados, a cidade se mantém entre as dez capitais brasileiras com o melhor desempenho na educação.

“Esse resultado reafirma Manaus como capital brasileira que se mantém na elite na educação pública, quando se trata do ensino público básico. Imagine que nos últimos sete anos, oito completados neste, temos priorizado essa área porque sabemos que estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios que Manaus nos impõe. Parabéns a toda nossa equipe de educação, que é incansável nesse trabalho”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Em 2017, resultado anterior, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) obteve a nota de 5,8 nos AI, passando para 5,9 em 2019; e 4,6 nos AF, chegando a 4,7.

A capital superou a meta do MEC para 2021

Conforme dados divulgados pelo MEC, a educação pública municipal de Manaus vem crescendo a cada edição do Ideb. Em 2013, a educação do município ocupava a 20º posição no índice, com nota de 4,1, para os Anos Iniciais e 3,1, nos Anos Finais.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes