BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus: exemplo em iluminação pública no Brasil


Mais luz e menos consumo. Vida útil até 25 vezes maior que as lâmpadas convencionais, podendo alcançar até 50 mil horas de uso. Estas são algumas características das lâmpadas de LED, presentes em mais de 40 mil pontos da capital amazonense. Junto a isto, há ainda menor emissão de poluentes ao meio ambiente e a peculiaridade de poder ser reciclada.

E é assim, utilizando-se de soluções econômicas e eficientes, que a Prefeitura de Manaus vem revitalizando a iluminação pública da cidade e mudando a vida da população. Com o total de 46.632 pontos instalados, a cidade de Manaus é a capital que mais investe em melhorias na iluminação pública no País.

Todos estes pontos representam 35% da rede de iluminação da cidade coberta por luminárias de LED, o que garante uma economia no consumo de energia na ordem de 14.218.619 kWh por ano, totalizando, em cifras, uma economia de mais de R$ 5 milhões, segundo dados da Unidade Gestora de Projetos Municipais e Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia).

Hoje, toda esta nova iluminação é facilmente vista em mais de 1.400 quilômetros de vias da cidade. Destaque para a Colônia Antônio Aleixo, bairro cem por cento iluminado por luminárias de LED.

O resultado de tudo isso: espaços público melhores iluminados, aumento da segurança e da qualidade de vida da população, que passou a frequentar mais os espaços da cidade, como parques, praças e as academias a céu aberto.

Quando o assunto é iluminação pública, Manaus dá exemplo para o restante do país.

*

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.