BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

‘Manaus está voltando a ser a capital do verde’, disse Arthur, ao inaugurar 15º parque da Juventude


Em consolidação à política pública pioneira de gestão de áreas protegidas, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou nesta quinta-feira, 19/11, o 15º parque da Juventude à cidade, implantado em área verde do conjunto habitacional Cidadão 9, no Distrito Industrial 2, zona Leste. O espaço possui um total de 623 metros quadrados de extensão e leva o nome de Nikole Letícia Borges da Costa, em homenagem póstuma.

“Já somamos 2,8 milhões de metros quadrados de espaços públicos protegidos. Essa é a demonstração clara de nossa administração com as políticas ambientais corretas que nos qualificam perante o mundo. Manaus está voltando a ser a capital do verde, o paisagismo toma conta das ruas da cidade e nós queremos cumprir rigorosamente com o nosso dever de verdadeira capital da Amazônia”, destacou o prefeito Arthur que, durante a inauguração, estava acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo.

Ao todo, a Prefeitura de Manaus já revitalizou 15 áreas verdes, por meio do programa Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. “Estamos no meio da Amazônia, a região mais importante do país e talvez a mais estratégica do mundo, por conta da luta contra o aquecimento global. Estamos aqui para dar o exemplo e, por isso, trabalhando todos os dias para tornar a cidade cada vez mais verde”, disse a presidente da comissão, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

O espaço entregue à população é equipado com academia ao ar livre, parquinho infantil, mesa de jogos, iluminação a LED, arborização e paisagismo. A área revitalizada está situada à margem de uma encosta e, além de espaço de lazer e recreação, tem a função de proteção do talude. A obra foi executada por meio de compensação ambiental e a partir de emenda parlamentar da então vereadora Therezinha Ruiz, hoje deputada estadual.

Juntas, as áreas verdes revitalizadas somam 624.823,09 metros quadrados de território protegido, o correspondente ao tamanho dos parques do Mindu e Nascentes do Mindu juntos. “As áreas verdes de Manaus devem ser defendidas, temos um território muito grande e de uma importância maior ainda. Prova disso é o trabalho da gestão do prefeito Arthur realiza área ambiental, que resulta em 5% de área protegida do total na cidade”, ressaltou o secretário da Semmas, Antônio Nelson Junior.

Somando as 11 unidades de conservação e dois corredores ecológicos, que correspondem a 4,75 % da área do município, mais as 15 áreas verdes de conjuntos habitacionais revitalizadas, são, aproximadamente, 2,8 milhões de metros quadrados de espaços públicos protegidos e que têm importância vital para a melhoria da qualidade ambiental da cidade. A Semmas mapeou 31 áreas verdes de conjuntos habitacionais da cidade, onde podem ser implantados parques da Juventude.

Mais um parque da juventude é inaugurado

Homenagem

No conjunto Cidadão 9, a área verde revitalizada também está situada à margem de uma encosta e terá função de proteção.  A área revitalizada leva o nome da pequena Nikole Letícia Borges da Costa, neta da moradora Marlene Dourado, uma das mais antigas do local. Nikole morreu precocemente, vítima de acidente automobilístico, e em vida gostava de utilizar esse espaço para brincar.

Para a avó de Nikole, a dona de casa Marlene Dourado, a praça era cuidada pelos moradores, mas nada comparado ao que se tornou agora. “Estou emocionada de ver esse local homenagear minha neta e desde o começo os moradores comentavam que essa homenagem aconteceria. Sou muito grata por esse parque entregue hoje e por tudo que ele significa para nossa comunidade”, disse.

Relação das Áreas Verdes Revitalizadas

1.  Espaço do conjunto Campo Dourado – Cidade Nova;

2. Espaço Verde do conjunto Águas Claras II – nº 1 - Novo Aleixo;

3. Espaço Verde do conjunto Águas Claras II – nº 2 - Novo Aleixo;

4. Espaço Verde do conjunto Rio Xingu - Compensa;

5. Espaço Verde do conjunto Flamanal - Planalto;

6. Espaço Verde do conjunto Castello Branco Titio Barbosa – Bairro da União/Parque 10;

7.  Espaço Verde do Colina do Aleixo - Novo Aleixo;

8. Espaço Verde do conjunto dos Subtenentes e Sargentos - Flores;

9. Espaço Verde do conjunto Jardim Primavera - Parque 10;

10. Espaço Verde do conjunto Monte Sinai - Cidade Nova;

11. Praça das Águas – Novo Aleixo;

12. Espaço Verde do conjunto Hileia 2 – Redenção;

13. Espaço Verde do Núcleo 15 - Cidade Nova;

14. Espaço Verde do conjunto Cidadão IX - Distrito Industrial II;

15. Espaço Verde do conjunto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro- Cidade Nova.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.