Ir para o conteúdo

Manaus deve receber 180 imigrantes venezuelanos vindos de Roraima

A transferência de imigrantes venezuelanos que se instalaram em Roraima vai começar esta semana, com a expectativa de que nesta primeira fase pelo menos 700 imigrantes tenham condições de serem deslocados para outras regiões do País. Manaus deve receber 180 imigrantes. As informações foram divulgadas pelo site Exame.

A ação coordenada pela Casa Civil vacinou e documentou os 700 venezuelanos a serem transferidos para outras regiões do País. Na próxima quinta-feira, 11, começam os primeiros embarques em voos da FAB, para São Paulo, que deverá receber 350 venezuelanos, e Cuiabá (MT).

O governo federal é o responsável por arcar com as despesas da viagem, que serão feitas com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o governo, desde o início desta semana, os venezuelanos devem passar por exames de saúde e cadastro junto a ONU e ao Ministério do Desenvolvimento Social para atestar que estão aptos a serem deslocados.

Além disso, a Casa Civil explicou que a ONU tem parcerias com o Sebrae para tentar dar cursos profissionalizante e ajudar os venezuelanos a arrumar emprego. “Não garantimos emprego, mas tentamos dar oportunidade para que eles tenham uma vida melhor”, diz Natalia Marcassa, responsável da Casa Civil para o tema.

Censo realizado pelo governo (por meio da Policia Federal) calcula que no máximo há hoje 52 mil venezuelanos no Brasil. O foco é tirar os venezuelanos na praça principal de Roraima e, antes da interiorização, leva-los para os abrigos. O cálculo é que hoje na praça tenha cerca de 890 pessoas. A prioridade será atender crianças, mulheres e famílias.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes