BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus começa a vacinar trabalhadores de educação nesta quarta-feira


Trabalhadores de educação das redes municipal, estadual e federal do ensino básico e superior começarão a ser imunizados contra a Covid-19, na próxima quarta-feira, 19/5. Para atender a todas as categorias com segurança, a Prefeitura de Manaus estabeleceu um cronograma que terá início com os profissionais da rede municipal de ensino, nos sete pontos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Até o momento, na plataforma Imuniza Manaus estão cadastrados 16 mil trabalhadores de educação das três esferas.

O prefeito David Almeida defende a imunização desses profissionais como medida para garantir um retorno seguro às aulas. “Nossa administração vem procurando os meios que assegurem a rápida imunização dos trabalhadores de educação. Há mais de um mês recorri à Justiça, por meio da PGM (Procuradoria Geral do Município), pedindo autorização para iniciar essa imunização e tivemos uma decisão favorável. Nossas crianças precisam voltar às aulas, mas para isso, os professores e as pessoas que trabalham nas escolas precisam estar protegidos”, destaca David.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a Semsa vai vacinar, nesta etapa, os professores e demais servidores que atuam no ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e de jovens e adultos) e no ensino superior, conforme as prioridades definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Os trabalhadores do ensino básico representam o 18º grupo prioritário elencado pelo Ministério da Saúde, e os do ensino superior, o 19º grupo.

Cronograma

O calendário de imunização tem início nesta quarta-feira, 19, quando serão atendidos os trabalhadores de ensino básico da rede municipal e federal, e segue, de quinta-feira a sábado (dias 20, 21 e 22), com os que atuam no ensino básico da rede estadual. Na próxima segunda-feira, 24, será a vez dos trabalhadores de ensino básico da rede particular e na terça-feira, 25, os de ensino superior estadual, federal e particular.

Os que já têm cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) devem acessar o sistema e verificar no botão “Consultar 1ª Dose” o local e a hora agendados eletronicamente para a vacinação. Quem ainda não fez o cadastro no Imuniza, deve acessar o sistema e escolher a opção “Cadastro de Cidadão”, depois escolher a opção correspondente ao grupo (trabalhador de educação) e informar os dados solicitados, que incluem a natureza do estabelecimento ao qual o trabalhador está vinculado (público municipal, estadual, federal ou particular) e o nível de ensino onde atua (básico ou superior).

Embora o cadastro seja uma recomendação da Semsa, ele não é obrigatório. Os que não tiverem feito o registro no sistema devem procurar o ponto de vacinação mais próximo, conforme o calendário oficial da secretaria.

Para receber a vacina, o trabalhador deve apresentar documento de identificação original, com foto; CPF; e contracheque ou carteira de trabalho, que comprove seu vínculo com o estabelecimento de ensino (original e cópia).

Embora o cadastro seja uma recomendação da Semsa, ele não é obrigatório. 

Calendário de vacinação – Trabalhadores de Educação

Quarta, 19/5 – Ensino básico (municipal e federal)

Quinta a sábado, 20 a 22/5 – Ensino básico (estadual)

Segunda, 24/5 – Ensino básico (particular)

Terça, 25/5 – Ensino superior (estadual, federal e particular)

Níveis contemplados

Ensino básico - creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e de jovens e adultos

Ensino superior

Documentos

RG ou outro documento de identificação original, com foto

CPF

Contracheque ou Carteira de Trabalho

Locais de vacinação – 9h às 16h

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, 5.890, Novo Israel

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi-AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc - AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.