Ir para o conteúdo

Manaus começa a aplicar 3ª dose contra a Covid-19 nesta quarta-feira

A Prefeitura de Manaus começa a vacinar as pessoas de 70 anos ou mais com a terceira dose contra a Covid-19, a partir desta quarta-feira, 15/9. Os primeiros a receberem o imunizante serão os idosos que vivem em instituições de longa permanência e serão atendidos nas próprias instituições pelas equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A partir de sexta-feira, 17/9, a vacinação será estendida aos demais idosos dessa faixa etária.

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida no início desta tarde, em vídeo, onde o chefe do Executivo municipal convoca a população de pessoas idosas, para, mais uma vez, aderir à vacinação.

"A terceira dose, ou dose de reforço, preconizada pelo Ministério da Saúde, agora é uma realidade na cidade de Manaus, graças ao avanço da nossa campanha de imunização, que abrange e está disponível para toda a nossa população acima dos 12 anos. Agora temos essa possibilidade de alcançar nossos idosos, acima dos 70 anos, com essa dose a mais, que reforça a esperança", enfatizou David Almeida.

O início da aplicação da dose de reforço foi definido em reunião técnica da Semsa com a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na manhã desta segunda-feira, 13, onde foram tratados os detalhes para o cumprimento, no município, da Nota Técnica nº 27/2021 (Secovid/Gab), do Ministério da Saúde, que orienta sobre a aplicação da terceira dose no país a partir deste dia 15.

A secretária explica que serão contemplados todos os idosos de 70 anos ou mais, que receberam as duas doses de qualquer imunizante utilizado em Manaus (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer), desde que a segunda dose tenha sido aplicada há, no mínimo, seis meses. Inicialmente, a dose de reforço será feita, conforme orienta o MS, com o imunizante Pfizer, independentemente do tipo de vacina recebida anteriormente.

Os pontos de vacinação para esse público e os horários de atendimento serão definidos pela Semsa até esta terça-feira, 14. “Além dos idosos, temos mais de 100 mil usuários completando, até o final da semana, o prazo para receber a segunda dose e ainda temos os remanescentes de todas as faixas etárias, que também procuram os pontos para primeira dose, por isso precisamos avaliar a possibilidade de ampliar a rede e o horário de atendimento”, explicou Shádia.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes