Ir para o conteúdo

Manaus chega a 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social

A Tarifa Manauara é um benefício que representa desconto de 50% na fatura de água e esgoto.

Manaus chega nesta segunda-feira (25), ao topo do ranking da tarifa social no País. Com o cadastro da dona de casa Ana Caroline dos Santos, moradora da comunidade Coliseu 2, na zona Leste, a Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas de Manaus alcançaram a marca de 100 mil famílias beneficiadas pela Tarifa Manauara, programa que concede desconto de 50% no valor das faturas de água e esgoto. Com o feito, uma população aproximada de 500 mil moradores é protegida pela Tarifa Manauara na cidade, uma referência no quesito no Brasil.

Em um evento simbólico na comunidade Coliseu, que fica no Jorge Teixeira, o prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou a marca. Acompanhado dos executivos da Águas de Manaus, o Prefeito realizou o cadastro da família de número 100 mil. “Nossa gestão é voltada para o povo. O que está acontecendo hoje é algo inédito para Manaus. Como poder concedente, ficamos felizes com essa conquista, porque a população ganha. Estamos levando dignidade para a população e dando oportunidade de desenvolvimento sustentável e econômico para estas pessoas”, frisou o Prefeito.

A dona de casa Ana Caroline, 29, mora na comunidade desde o início da invasão, há cerca de sete anos e além de receber o benefício, entrou para história como o número 100 mil a ser cadastrado. Ela recebeu uma placa para comemorar a marca e comemorou.

“A Tarifa Manauara é um projeto muito louvável, não apenas para a comunidade Coliseu, porque sabemos que esse benefício chega a várias áreas da cidade. O serviço de água chegou há quatro meses aqui e isso transformou nossa vida. Antes, tínhamos que encher cacimbas com água sem procedência. Eu chegava a carregar garrafão com água por quase um quilômetro para poder ter o que tomar. Agora temos água de qualidade, 24 horas, e com esse desconto de 50% no valor da conta”, destacou moradora.

O que é a Tarifa Manauara

A Tarifa Manauara é um benefício que representa desconto de 50% na fatura de água e esgoto. O programa é voltado às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade em todas as zonas da cidade, inclusive as que estão começando a receber água recentemente, por meio da ampliação da rede de distribuição.

“Levar dignidade para essas pessoas é motivo de muito orgulho para a Águas de Manaus. Queremos deixar este legado social na cidade. Para isto, fizemos estudos técnicos e sociais e nos empenhamos para garantir que cada dia mais famílias sejam beneficiadas com água potável em suas torneiras e com desconto de 50% no valor da fatura”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.

Ampliação dos serviços

O número expressivo de 100 mil cadastros da tarifa Manauara foi atingido graças a uma parceria entre a concessionária Águas de Manaus e a Prefeitura. Um comitê envolvendo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), foi formado no ano passado e promoveu ações, como mutirões de cadastros.

A Tarifa Manauara avançou em conjunto aos investimentos para a chegada de água tratada em comunidades vulneráveis da cidade. Nos últimos quatro anos, mais de 150 quilômetros de redes de água foram implantados em locais como becos, palafitas e rip-raps. Isso fez com que Manaus se tornasse a capital do país que mais avançou em oferta de água tratada no período.

“Nossos investimentos têm como foco principal a melhoria da qualidade de vida da população manauara. Além de garantirmos o acesso à água potável e a coleta e tratamento de esgoto, também conseguimos assegurar que milhares de famílias que vivem em condições vulneráveis tenham desconto na fatura por meio da Tarifa Manauara”, ressaltou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes