Ir para o conteúdo

Manaus antecipa prazo para 2ª dose da vacina contra a Covid-19

A data para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus, entre a população atendida com os imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca, está sendo antecipada. Há relatos de pessoas que consultaram a plataforma do Imuniza Manaus e constataram a diminuição de 12 dias do prazo previsto no cartão de vacinação, por exemplo. A população pode consultar esta data no site imuniza.manaus.am.gov.br.

Em nota, a Prefeitura de Manaus negou alteração no prazo, mas esclareceu que, “para fins de operacionalização, o sistema Imuniza Manaus considera 80 dias como padrão médio de referência para agendamento automático da segunda dose, garantindo a margem de quatro dias para acomodar a agenda em dias úteis para a vacinação”.

A prefeitura também esclarece que a data anotada no cartão de vacina do usuário corresponde ao prazo limite para a conclusão do esquema vacinal, levando em conta a correspondência entre 12 semanas e três meses/90 dias.

Estados

Depois de pelo menos cinco estados anunciarem a medida, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou ao TODA HORA, no último dia 8/7, que o Estado fazia levantamento estratégico para avaliar a antecipação da segunda dose em grupos prioritários, previstos no plano operacional de vacinação.

Tanto os imunizantes da Pfizer quanto os da Astrazeneca podem ser aplicados entre quatro e 12 semanas. Os principais motivos para a antecipação nos estados são aumentar a parcela da população totalmente imunizada e a preocupação pela variante Delta, mais transmissível e motivo de alerta no país após a confirmação de casos isolados.

Nos cinco estados que optaram pela antecipação, a aplicação da segunda dose deve ocorrer entre oito e dez semanas após a primeira, adiantando em quatro e duas semanas, respectivamente, a conclusão do ciclo proposto inicialmente.
A medida deverá encerrar nos próximos dias, por exemplo, o ciclo vacinal dos trabalhadores da educação, que começaram a ser atendidos em maio.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes