Ir para o conteúdo

“Manaus – 350 anos” será tema de exposição na Câmara dos Deputados

Uma exposição sobre Manaus está sendo preparara para ser instalada na Câmara dos Deputadoscomo parte das comemorações relativas aos 350 anos da cidade. O evento, que está previsto para ocorrer em novembro desse ano, é uma realização do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM) e conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).

O Espaço Mário Covas, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados, receberá a exposição no período de 25 a 29 de novembro de 2019. O local é administrado pelo Centro Cultura da Casa, que organiza atividades periódicas no parlamento, tanto propostas por deputados federais quanto por demandas externas.

De acordo com o presidente da Cdeics, Bosco Saraiva, a proposta de realização da exposição é apresentar Manaus como destino turístico na Amazônia. “Temos uma cidade fortemente industrializada e tecnológica no meio da floresta amazônica que, somada à nossa diversidade cultural e gastronômica, proporciona uma experiência única aos visitantes, a exemplo do que ocorreu durante a Copa do Mundo”, explica.

Durante o campeonato mundial, realizado em 2014 no Brasil e do qual Manaus foi uma das cidades-sede, foi eleita pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) como o melhor destino para os torcedores.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a realização da exposição no Congresso Nacional encerra o ano de comemorações pelos 350 anos de fundação da cidade dando também visibilidade à Zona Franca de Manaus, parte da formação da identidade do manauara.

“Manaus mantém essa singularidade de prédios históricos, de uma cultura completamente plural, feita a partir das miscigenações que ocorreram em vários ciclos econômicos e que culminam com a instalação da ZFM, responsável, principalmente, pela manutenção de boa parte da cobertura florestal em relação a outros estados da Amazônia. Temos essa combinação de história e natureza, que se traduz nos costumes, nas manifestações artísticas, nos sabores únicos que muito nos orgulha nestes 350 anos”, ressalta o secretário.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes