BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Manaus registra 19,4 mil denúncias de aglomeração na pandemia


O serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), recebeu mais de 19,4 mil ligações com denúncias de aglomerações ou descumprimento dos decretos do governo estadual de prevenção à Covid-19. Essas chamadas representaram 16% do total de ligações recebidas no período pelo serviço de acionamento emergencial, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

As denúncias sobre esse tipo de ocorrência começaram a ser registradas em março, quando os primeiros casos do novo coronavírus apareceram em Manaus, obrigando o estado a adotar medidas de contenção da doença, como o isolamento social. Antes disso, os relatos de casos de “descumprimento de dever legal” somavam, em média, 30 ligações por mês. Já em março, o número saltou para 2.620 ligações.

O pico de chamadas ao 190 ocorreu em abril, com 7,3 mil denúncias, seguida do mês de maio, com 6,1 mil ligações. Em agosto, as denúncias sobre esse tipo de situação caíram substancialmente, com um total de 379 acionamentos.

Apesar de participar e coordenar boa parte das ações de fiscalização das medidas de prevenção ao Covid-19, as polícias são responsáveis pelo apoio a outros órgãos estaduais e da Prefeitura de Manaus, que aplicam multas e outras sanções por descumprimento do decreto.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.