Ir para o conteúdo

Faltando nove dias para o segundo turno das eleições municipais deste ano, a primeira pesquisa do instituto Eficaz do segundo turno aponta o candidato a Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na frente da corrida eleitoral, com 54,6% das intenções dos votos válidos, contra 45,4% do candidato Amazonino Mendes (Podemos). É terceiro estudo que apresenta David à frente do adversário.

Depois de fechar o primeiro turno atrás de Amazonino, com uma diferença mínima de 1,55%, David agora aparece no primeiro estudo da Eficaz na frente, com uma distância de 9,2% do adversário. Dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais - para mais ou para menos -, a pesquisa da Eficaz se aproxima do levantamento apresentado pelo instituto Perspectiva, também nesta quinta-feira (19), que apontou David com 57%, contra 43% de Amazonino.

Números da pesquisa

O instituto Eficaz ouviu 1.002 eleitores das cinco zonas geográficas de Manaus, entre os dias 17 e 19 de novembro. Com 95% de intervalo de confiança o estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob número AM-07905/2020, coordenado pelo estatístico Erico Jander da Silva Lopes.

Nesse levantamento, David vence Amazonino entre o eleitorado católico, com 43,5% contra 42,5% e com uma vantagem maior no público evangélico, com 50,9% contra 32%. Entre os afro-brasileiros, David registrou a preferência do voto de 60% desse público contra 20% de Amazonino. Entre o público sem religião, David registrou 44,3% das intenções de voto, contra 35,9% do adversário.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes