Ir para o conteúdo

Mais de 8,9 mil passageiros que desembarcam em Manaus já foram testados

As testagens de detecção de Covid-19 implementadas nas portas de entrada de passageiros em trânsito para Manaus, pelas vias terrestre, fluvial e aérea, já somam 8.938 exames realizados. Desse total, 39 passageiros foram confirmados com a infecção. Os dados correspondem a exames realizados até segunda-feira (26/07) e constam no boletim mais atualizado das ações de Vigilância Genômica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Dos 39 casos confirmados para Covid-19, 22 foram detectados no posto de testagem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, 9 no Porto de Manaus e 8 na Rodoviária de Manaus. A testagem é ofertada gratuitamente por equipes técnicas da FVS-RCP que abordam os passageiros desembarcados. As ações iniciaram no dia 31 de maio.

As amostras positivas de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) são encaminhadas para sequenciamento genético que faz parte das estratégias da Vigilância Genômica no Estado e é realizado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) para detecção precoce de novas variantes do vírus.

Os registros dos casos confirmados para Covid-19 são inseridos no E-SUS Notifica, sistema de notificação oficial do Ministério da Saúde.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes