Ir para o conteúdo

Mais de 70% dos casos de Covid-19 no AM são de adultos entre 20 e 59 anos

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) publicou, neste sábado (09/05), a edição nº 7 do Boletim da Situação Epidemiológica de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave. A análise compreende o período de 13 de março, quando houve o primeiro caso confirmado da doença no Amazonas, até 6 de maio. A próxima edição será divulgada no dia 19 de maio, quando o boletim será atualizado de acordo com as semanas epidemiológicas.

Nesta edição do boletim, a evolução temporal dos casos mostra que a epidemia pelo novo coronavírus está em fase de progressão, tanto em Manaus como no interior. Nas últimas semanas, houve o aumento da proporção de casos nos municípios do interior do estado. Destaca-se que, do total de casos confirmados no Amazonas, 40% são de residentes do interior.

Ainda segundo o Boletim, mais de 70% das notificações para Covid-19 são de pessoas com idade entre 20 e 59 anos, que abrangem a maior parte da população economicamente ativa no estado e a parcela com a menor adesão às medidas de isolamento social. Entre os casos graves, pessoas do sexo masculino são maioria, com 64% dos registros. Com relação à idade, 48,1% dos pacientes internados são da faixa etária acima dos 60 anos.

O perfil epidemiológico dos óbitos por Covid-19 no estado aponta um tempo médio de 10 dias entre o início dos sintomas e a morte pela doença. A taxa de letalidade pela doença no estado, isto é, a proporção entre casos confirmados e óbitos, é de 8,1%. Do total de óbitos pela doença, 5% ocorreram após 48 horas da data de início dos sintomas. Os sinais e sintomas mais frequentes entre os casos graves foram febre (92,3%), tosse (91,6%), desconforto respiratório (83,5%) e dificuldade em respirar (83,1%).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes