Ir para o conteúdo

Mais de 55 mil alunos do ensino fundamental participam de avaliação on-line

Mais de 55 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, participam da Avaliação Diagnóstica On-line, nas disciplinas de português e matemática. A avaliação iniciou nesta terça-feira, 8/9 e segue até o próximo dia 15. Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª fase, deverão participar do processo no período de 21 a 23 de setembro.

O teste remoto pode ser realizado por meio de celular, computador ou tablet. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está disponibilizando alguns equipamentos para os alunos com dificuldades de acesso à internet, em todas as zonas da cidade. As escolas se prepararam para atender os alunos, obedecendo as exigências sanitárias, devido a pandemia da Covid-19.

Para realizar a avaliação, a Semed firmou parceria com a empresa Primeira Escolha, cuja plataforma será utilizada tanto para a aplicação quanto para o acesso aos resultados. A avaliação conta com 40 perguntas, sendo 20 em cada disciplina de múltipla escolha. O objetivo é identificar as aprendizagens consolidadas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, no primeiro semestre do projeto “Aula em Casa”, para nortear ações de recuperação da aprendizagem dos estudantes.

“A Semed está realizando essa avaliação diagnóstica para que o nosso professor tenha uma visão geral daquilo que o estudante conseguiu aprender do currículo de língua portuguesa e matemática. Quais foram essas habilidades e competências durante esse ensino remoto do projeto ‘Aula em Casa’. A partir daí, vamos iniciar o processo de intervenções para que a gente consiga recuperar essa aprendizagem dos alunos. É de suma importância que a gente consiga o máximo possível de estudantes participando desse processo avaliativo”, destacou o chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAN), da Semed, Anézio Mar.

Para assegurar o sucesso da avaliação, a Divisão de Avaliação e Monitoramento produziu guias de orientação, além de divulgar e organizar toda a parte logística e operacional do diagnóstico on-line em toda a rede municipal de ensino.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes