Ir para o conteúdo
GeralsemaRDSqueloniosCarauari

Mais de 51 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza no interior do Amazonas

As praias de areia branca da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari e Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá ganharam tons diferentes com a soltura de mais de 51 mil filhotes de quelônios, no município de Carauari (a 780 quilômetros de Manaus). A ação, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), visa garantir o aumento da população de quelônios na natureza, além da preservação e conservação das espécies de tartarugas e tracajás no Amazonas.

A ação de soltura de quelônios estava dentro da programação da Gincana Ecológica, promovida pela Sema em conjunto com a Prefeitura de Carauari, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associação dos Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (Amecsara), com o intuito de estimular a educação ambiental na população. A atividade foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro e contou com a presença de 25 instituições governamentais e não-governamentais, além da participação de 502 ribeirinhos de 45 comunidades da região. Por se tratar de uma gincana, a programação foi pensada com atividades lúdicas e intervenções que estimulam a educação ambiental para crianças.

Palestras das instituições envolvidas, apresentações de teatro e disputa de atividades esportivas foram algumas das ações realizadas com as crianças. O evento levou ainda serviços para os moradores da unidade de conservação. Segundo o gestor da RDS Uacari, Gilberto Olavo, a gincana e a soltura de quelônios é resultado de um trabalho dos moradores da região que se envolvem, desde o monitoramento dos tabuleiros, até a soltura dos animais na natureza.

Ao todo, foram monitorados 17 tabuleiros em Carauari, com registro de 4.015 matrizes de quelônios, entre filhotes de tartaruga (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis). O trabalho de conservação dos tabuleiros de desova de quelônios é realizada há mais de 45 anos nas comunidades ribeirinhas no município de Carauari e já devolveu à natureza, entre 1977 e 2018, mais de 4,6 milhões de filhotes.

Para o secretário de estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a soltura de uma quantidade expressiva de quelônios reflete o trabalho de sucesso que a Sema vem desenvolvendo com órgãos e instituições parceiras para a conservação dessas espécies.

A gincana é resultado das ações de órgãos como a Sema, ICMBio, Prefeitura de Carauari, Amecsara, com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e conta com parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Sitawi, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Natura, Operação Amazônia Nativa (Opan), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Cooperativa de Desenvolvimento Agroextrativista e de Energia do Médio Juruá (CODAEMJ), Casa Familiar Rural, Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari (Amaru), Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), Programa Território Médio Juruá, Jovens Protagonistas do Médio Juruá e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa Pé-De-Pincha.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes