Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Los Angeles pinta asfalto de branco para baixar o calor


Na cidade norte-americana de Los Angeles, na Califórnia, a temperatura supera 40°C no verão. E o local é a primeira megalópole do mundo a testar o ‘cool pavement’ – o ‘pavimento fresco’.

A ideia proposta é revestir as ruas e avenidas da cidade de tinta branca, que reflete a luz solar. É um contraponto ao pavimento asfáltico normal, negro, que é capaz de absorver até 95% – e aumentar a sensação de calor.

Nas demonstrações, a adoção do piso branco resultou em queda de até 7°C na temperatura local. “Esperamos inspirar outros”, afirmou Greg Spotts, diretor adjunto de manutenção de vias de Los Angeles.

À imprensa, o executivo Jeff Luzar, vice-presidente da Guartop – companhia que fornece o revestimento – se mostrou empolgado com a novidade. “O calor aqui, sobre a superfície negra, é de 42°C, 43°C neste momento. E sobre a superfície já seca do outro lado, apesar de ter só uma camada de tinta branca e ainda precisar de uma segunda, é de 36°C”.

Se a moda pega, quem sabe a ideia possa ser testada em Manaus.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.