Ir para o conteúdo

Khaled Hauache – tomba o gigante que realizou o sonho dos amazonenses em ter a primeira emissora de televisão, a TV Ajuricaba

Empresário que trouxe para Manaus a primeira emissora de televisão, a TV Ajuricaba, Khaled Ahmed Hauache viveu e fez a história no Amazonas, protagonizando várias de sua páginas. Natural da Síria, ele tinha 102 anos e faleceu neste sábado, 28/11.

Tinha como traço em sua longa trajetória de empreendedor a ousadia. Em 1969, resolveu bancar o sonho dos amazonenses de ter sua própria televisão e instalou o Canal 38, a primeira a retransmitir o sinal da Rede Globo no Amazonas.

A TV ajuricaba foi pioneira em Manaus

Era casado com  Sadie Hauache, jornalista, empresária,  que, de fato, dirigia a TV, enquanto o marido cuidava dos negócios de família, na indústria de juta e tecidos.  Nos anos 1980, Sadie chegou a se eleger deputada federal pelo PDS.

— Era um empreendedor nato, visionário e de enorme coração. Assim era o senhor Khaled Hauache –, definiu o prefeito Arthur Virgílio (PSDB).

Com Sadie, Khaled teve quatro filhos, 12 netos e nove bisnetos. Além da TV Ajuricaba, ele também fundou, na década de 1990, ele também fundou a TV Manaus, que posteriormente, deu origem à TV Em Tempo, atual TV Norte Amazonas.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes