Ir para o conteúdo

‘Casal usou verba federal do SUS para reformar a mansão’, diz juíza

A Polícia Federal prendeu a ex-primeira-dama do Estado, Edilene Oliveira, esposa do ex-governador José Melo. Ela foi detida e conduzida para a carceragem da PF logo nas primeiras horas do dia. A decisão para que Edilene fosse presa foi assinada pela juíza plantonista da 1a Vara da Justiça Federal, Jaiza Maria Pinto Fraxe, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Além de decretar a prisão dela, o despacho transformou de temporária em preventiva a do ex-governador.

De acordo com o Ministério Público Federal (PDF), o pedido para que ele fosse presa aconteceu porque ficou constatado que há clara interferência dela na investigação criminal, intimidação de testemunhas, ocultação de bens e potencial continuidade da prática de lavagem de dinheiro.

“Contra José Melo de Oliveira e Edilene Gonçalves de Oliveira recaem provas suficientes de materialidade do crime de peculato, do crime de lavagem, do crime de fraude em licitações, do crime de corrupção e do crime de formação de organização criminosa, sendo que há fortes indícios de que ambos foram líderes ativos de todas essas infrações penais que geraram o rombo nos cofres da saúde do Estado do Amazonas, mediante a utilização de verbas federais em proveito próprios, especialmente para a reforma da mansão recém-adquirida onde gastaram milhares e milhares de reais em dinheiro público federal destinado a manutenção do SUS”, diz o despacho de Jaiza Fraxe.

Segundo a defesa Melo, ele e Edilene devem ser encaminhados nesta quinta-feira, 4, para o Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM 2) e Edilene para o Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF), respectivamente.​

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes