Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Zé Ricardo e Sinésio disputam candidatura a prefeito de Manaus

O deputado federal José Ricardo (PT) e o deputado estadual Sinésio Campos (PT) disputarão internamente a pré-candidatura do partido para prefeito de Manaus. Sinésio assinou o registro no início desta semana e Zé fará o mesmo na próxima sexta-feira, 11/03. Ambos vêm travando discussões pela imprensa e o ex-senador João Pedro (PT) chegou a dizer, em entrevista a Band News, que a legenda "não pode se dar ao luxo de não ter Zé Ricardo, um nome nacional, como candidato a prefeito".

Prévias

Em casos de mais de uma inscrição para disputa eleitoral em cargos majoritários, se não houver acordo entre as forças políticas do partido para escolha do candidato, então haverá um processo de votação para escolha do candidato oficial por meio de prévias.

Polido

"Vamos dialogando aí. Temos até o dia 4 de abril para definição da pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores para Prefeitura. Eu estou firme e forte. Por isso, nesta sexta-feira (13/3), às 16h, estarei registrando minha a minha pré-candidatura na sede do partido", diz José Ricardo

Nuvens carregadas, ameaça de tormenta

Nuvens negras com pancadas de chuva,  relâmpagos e trovões estão se formando sobre no céu do pais. Estes sinais já podiam se observar na segunda-feira (9)  turbulenta, tensa, no Brasil e no mundo. As bolsas de valores despencaram, o preço internacional do petróleo desabou e o coronavírus se espalha cada vez mais. Pra completar o presidente Jair Bolsonaro, de Miami, fez uma declaração surpreendente que é nitroglicerina pura. Ele disse que  houve fraude nas eleições presidenciais de 2018. Segundo o capitão, ele venceu o pleito ainda no primeiro turno. E tem mais: Jair assegurou que tem provas e que vai apresentá-las.

Inflamável

É claro que a fala de Bolsonaro joga azeite na fogueira, que inflama a extrema-direita nos atos do próximo domingo (15) contra o Congresso Nacional e o STF. Mas só tem o seguinte: uma provocação política feita em um cenário de crise econômica global, não é nada bom.

Protestos serão no dia 15 de março

Efeito dominó

Só como “amostra grátis”, o dólar bateu em quase R$ 4,80, com o Banco Central (BC) torrando as reservas internacionais para tentar conter a moeda norte-americana. E a bolsa de valores brasileira despencou 12%, recorrendo até ao expediente do circuit breaker.

Jornalismo para jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas está empenhado em moralizar a profissão nas redes sociais, onde, no momento, desaba uma onda de blogueiros. O problema é que boa parte desses blogs é assinado por pessoas que nem jornalistas são. É por isso que a presidente do sindicato, Dora Tupinambá, está lançando o Selo de Jornalismo Profissional, proposta apresentada na reunião do dia 16 de março.

Perguntar não ofende

Nada contra ninguém. Mas nunca é demais lembrar que jornalistas não pode realizar cirurgias, advogar, julgar processos, construir prédios, decorar ambientes... então, por que todo mundo pode ser jornalistas?

Extinção do fotógrafo

Em tempos bolsonaristas, nunca a imprensa foi tão ultrajada. Nem nos anos de chumbo. O  Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por exemplo, vem repudiando a proposta de extinção do cargo de REPÓRTER FOTOGRÁFICO da Câmara Municipal de Bauru.

Se a moda pega...

Demonstrando desconhecimento da atividade de um profissional jornalista que atua como repórter fotográfico, a Mesa Diretora da Câmara daquele município apresentou um Projeto de Lei visando extinguir o cargo, criado pela Lei nº 4048, de 25 de março de 1996.

Argumento absurdo

A Câmara de Bauru justifica a extinção do cargo com argumentação absurda, como se máquinas pudessem substituir a habilidade, sensibilidade e inteligência de um Jornalista.

Argumento absurdo 2

Na Exposição de Motivos, do PL 38/20 descreve: “O cargo de Repórter Fotográfico na Câmara de Vereadores perdeu com o tempo e a evolução tecnológica, sua finalidade. Os fins a que essa função se destinava podem ser atingidos de outra maneira, sem necessidade de um cargo específico para isto. Assim sendo, pedimos aos Nobres Pares a aprovação do presente projeto.”

Machismo F.C

A  jornalista Larissa Balieiro, que foi alvo de xingamentos proferidos por torcedores, quando trabalhava na transmissão de uma partida de futebol, domingo, 08/03, no Estádio Ismael Benigno, na Colina, recebeu a solidariedade da Câmara de Manaus.

Repúdio

Na sessão desta terça-feira, 10/03, a  vereadora Professora Jacqueline (sem partido) repudiou o ataque machista contra repórter da Rádio Difusora FM que cobria a partida.

Denúncia no TJD

A torcida utilizou termos machistas para ofender as mulheres. E justamente no  Dia Internacional da Mulher.

— O fato ocorrido no ultimo domingo é um reflexo do que acontece corriqueiramente em vários lugares – disse a vereadora, informando  que denunciou o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas.

Fato repercutiu nacionalmente

Animais irracionais

Os números são estarrecedores. Em janeiro deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) somou 38 ocorrências de maus-tratos a animais, o que representou ao menos uma denúncia registrada por dia.

Cadeia neles

De acordo com a delegada Carla Biaggi, quem comete esses crimes responde a um inquérito policial, com pena que vai de três meses a um ano de detenção, além de multas.

Envenenamento

Agressão, deixar de dar alimento, água, deixar o animal em espaço pequeno por muito tempo, deixar de dar o atendimento veterinário quando o animal estiver doente, todas essas situações se caracterizam como crime de maus-tratos.

— Abandono  e envenenamento de animais também têm ocorrido muito ultimamente –, disse a deegada Biaggi.

Linhão sai em maio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reforçou em Boa Vista (RR), a  promessa de que o Linhão de Tucuruí, obra considerada essencial para a autonomia energética de Roraima, será iniciada em maio deste ano.

Pouso técnico

O anúncio foi feito durante a passagem do presidente por Roraima para um pouso técnico, dia 07/03,  antes de seguir para os Estados Unidos, onde cumpriu agenda com o presidente Donald Trump.

Bolsonaro racha bancada

A visita de Jair Bolsonaro dividiu parlamentares da bancada de Roraima. O senador Telmário Mota (PTB) criticou a visita e a falta de oportunidade dos parlamentares em falar sobre os problemas do Estado ao presidente.

Afronta

Telmário disse que lamentavelmente, o presidente Bolsonaro despreza os parlamentares de Roraima, que têm votado a favor do governo, confiando nas promessas que ele fez para o nosso povo.

—  Após mais de um ano, ele volta a Roraima e afronta a bancada e o governo que o elegeu –, disse o senador em vídeo.

Grávida não paga

Mulheres vítimas de violência ou estupro,  mulheres gestantes e comprovadamente carentes não paharãomais ônibus. Isso se for aprovado o projeto de lei do deputado Saullo Vianna.

Partilha do Pré-Sal

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (10) mudança na distribuição da receita obtida pela União com a exploração de petróleo e gás natural em área de pré-sal sob regime de partilha. O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deu voto favorável à emenda, que segue agora para análise do Plenário.

Hoje é assim

Atualmente os recursos arrecadados pela União com o pré-sal vão para o Fundo Social, criado pela Lei 12.351, de 2010, destinado a programas e projetos de desenvolvimento social e regional nas áreas de cultura, esporte, saúde pública, ciência e tecnologia e meio ambiente. Sendo que metade dos recursos deve ser empregada em educação pública, conforme a Lei 12.858, de 2013.

Pode ficar assim

Pela emenda da Câmara dos Deputados, 30% vão continuar no Fundo Social, 30% vão para fundos de Participação dos Estados (FPE) e de Participação dos Municípios (FPM), 20% ficarão com a União para investimento em saúde e em educação e 20% vão para o Brasduto, criado pelo PL 3.975/2019.

E a herança, ó!...

O humorista Chico Anysio morreu em 2012, deixando uma fortuna estimada em R$ 150 milhões. Também deixou uma surpresa: deixou um dos filhos, Lug de Paula, fora da herança, que foi anulada pela Justiça brasileira.

Seo Boneco fora

Lug ficou nacionalmente conhecido ao interpreta o personagem Seu Boneco, na inesquecível Escolinha do Professor Raimundo. Até o momento, os motivos para a anulação não foram revelados.

Lug de Paula fazia o Seu Boneco

ORGULHO

Rayssa Leal, uma maranhense de  12 anos conhecida como Fadinha do skate, pode ir a Tóquio como favorita à medalha na estreia da modalidade nas Olimpíadas. No ano passado ela foi a mais jovem campeã mundial de Skate, ao vencer a etapa da Street League Skateboarding em Los Angeles, na Califórnia. A etapa contou pontos para o ranking olímpico. As vagas serão definidas de acordo com a classificação do ranking olímpico, no próximo dia 1º de junho.Rayssa ficou conhecida em setembro de 2015, depois de um vídeo que viralizou no YouTube. Nele a menina aparece com uma fantasia de fada e faz um heelflip – manobra de skate— em uma calçada da cidade de Imperatriz, interior do Maranhão, onde nasceu.

VERGONHA

O deputado federal paranaense Boca Aberta (PROS) apresentou nesta terça-feira, 10/03,  projeto que prevê a amputação das mãos de políticos condenados por corrupção. Pela proposta, a punição atingiria desde o presidente da República, passando por governadores estaduais, deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores, condenados pela Justiça após trânsito em julgado, sem mais possibilidades de recursos. A proposta "dispõe sobre a amputação das mãos direita e esquerda de político que cometa crime de abuso de poder econômico, improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação até o trânsito em julgado".

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes