Ir para o conteúdo

Janaina Paschoal pede saída de Bolsonaro e se diz arrependida de voto

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve sair do cargo após ter contrariado seu próprio ministro da Saúde e, em meio à pandemia de coronavírus, ter tocado em apoiadores durante manifestação a seu favor no domingo (15), em Brasília. As informações são da Folha.

"Esse senhor tem que sair da Presidência da República, deixa o [Hamilton] Mourão [vice-presidente], que entende de defesa, conduzir a nação", pediu Janaina nesta segunda-feira (16), em discurso na Assembleia.

A deputada também dirigiu críticas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB) por, na avaliação dela, não ter tomado medidas suficientes contra o coronavírus.

"Se houver um colapso no sistema de saúde em São Paulo, o governador deve perder o cargo", completou.

Janaina afirmou que Bolsonaro cometeu crime contra a saúde pública ao estimular os atos de domingo e ao participar da aglomeração, já que ele próprio está sob suspeita de ter contraído a Covid-19. Embora o presidente tenha testado negativo, ele fará novos testes e 12 pessoas ao redor dele estão com a doença.

"Como um homem que está possivelmente infectado vai para o meio da multidão? [...] Ele está brincando? Ele acha que pode tudo? As autoridades têm que se unir e pedir para ele se afastar. Não temos tempo para um processo de impeachment."

Autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT), a advogada e professora da USP teve mais de 2 milhões de votos em sua eleição para deputada estadual, um recorde nacional.

"Ele desrespeitou a ordem do ministro da Saúde. O que ele fez ontem é inadmissível, injustificável, indefensável", disse Janaina na tribuna.

Após ter sido cotada para ser vice de Bolsonaro na campanha de 2018, Janaina afirmou nesta segunda, pela primeira vez, que se arrependeu do seu voto no presidente.

Em outras ocasiões, a deputada foi crítica a Bolsonaro e nunca se considerou bolsonarista —mas até agora mantinha o apoio ao governo federal.

Janaina afirmou que as autoridades têm que ter responsabilidade e voltou suas críticas a Doria e Bolsonaro.

"Isso é homicídio doloso. Quanto as autoridades tem o poder e dever de tomar providências para evitar um resultado danoso e assim não procedem, elas respondem por esse resultado. Isso vai ser atribuído ao governador do estado e principalmente ao presidente da República", afirmou ela.

Segundo Janaina, na quinta (12), ela pediu a Doria que suspendesse cerimônias, homenagens e inaugurações. "Ele riu na minha cara e disse que estava seguindo técnicos", disse ela.

No fim de semana, Doria tomou medidas mais restritivas, como suspensão de aulas e eventos, mas a deputada diz que isso não parece suficiente. "Ele continua fazendo inaugurações: não pode mais, autoridade tem que dar a sinalização", disse.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes