Ir para o conteúdo

Intervenção fotográfica em viaduto de Manaus traz reflexão sobre diversidade

Pela primeira vez em Manaus uma intervenção artística ao ar livre traz fotografias de pessoas anônimas para gerar reflexão sobre beleza e diversidade. A exposição ‘Olhar que te olha’, da fotógrafa Dani Cruz, foi inaugurada no sábado, 16/06,, no viaduto Miguel Arraes, que dá acesso à rua Maceió. A exposição será exibida durante um mês e também contará com painel interativo onde as pessoas poderão escrever e interagir com a obra.

A intervenção é um dos projetos contemplado no edital Conexões Culturais de 2017 da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

De acordo com fotógrafa, a produção do Projeto foi uma realização pessoal que começou em 2016. “A ideia da exposição veio depois de um convite de uma amiga que vinha lançar um livro infantil no Brasil, que falava de diversidade na infância. Então, decidi abranger e fotografar várias pessoas para assim decifrar as histórias através do olhar de cada um”, explica Dani Cruz.

Documentário

A Exposição também conta com a produção de um documentário onde as pessoas fotografadas revelam à fotógrafa os medos, sonhos, alegrias, e julgamentos que já receberam ao longo da vida. “Eu espero que com a exibição do documentário as pessoas possam refletir melhor sobre o pré-julgamento que tendemos a fazer todas as vezes que vemos alguma pessoa com uma aparência diferente da nossa”, disse a fotógrafa.

O documentário será exibido em rodas de conversa, faculdades, e escolas para estudantes e artistas onde a fotógrafa falará sobre todo processo de produção da exposição, desde a formulação do projeto para o edital à abordagem das pessoas na rua para fotografar.

Sobre a fotógrafa

A fotógrafa Dani Cruz, nascida e residente na cidade de Manaus, vem fotografando profissionalmente há 10 anos, vivendo exclusivamente do seu trabalho. Conhecida na cidade por fotografar mulheres grávidas e seus bebês desde os cinco dias de vida até à velhice. A alguns anos vem desenvolvendo trabalhos autorais na sua grande maioria retratando pessoas interagindo com os ambientes.

Ao longo destes anos, a fotógrafa já entregou mais de mil álbuns impressos para clientes nacionais e internacionais; fez várias capas de revistas e realizou exposições individuais e participou de algumas exposições coletivas.

Fotos: Michell Melo

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes