Ir para o conteúdo

Inscrições para o Bolsa Universidade iniciam nesta quarta-feira

O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, abre às 10h desta quarta-feira, 30/9, as inscrições para as 38.211 vagas de cursos de graduação ofertadas no processo seletivo 2021. Os interessados poderão se inscrever até 13 de outubro, pelo endereço http://bolsa.manaus.am.gov.br, que dispõe de edital completo.

“O Bolsa Universidade dá oportunidade de cursar uma graduação a pessoas que certamente não teriam, se não houvesse o programa e o entendimento com as instituições parceiras, que pensam na nossa terra e no nosso povo. É um grande investimento em educação, assim como muitos outros em nossa gestão”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

Estão aptos a concorrer candidatos sem diploma de nível superior e que atenderem aos seguintes requisitos: brasileiro, nato ou naturalizado, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo; residente em Manaus; regularmente matriculado ou passível à matrícula em uma das instituições de ensino superior parceiras do programa; com ensino médio completo ou finalista (concluir até 31 de dezembro deste ano).

Com bolsas de estudos de 100%, 75% e 50%, para ingresso em instituições de ensino particulares estabelecidas em Manaus, o PBU garante a concessão do benefício até o final da graduação. Do total das vagas disponíveis oferecidas em cada instituição de ensino parceira do programa, 5% deverão ser destinadas às pessoas com deficiência e 2% às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Para efetuar a inscrição, é necessário realizar um cadastro e responder um questionário na página oficial da seleção, composto por quatro passos. É nesse momento, também, que o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher o curso, o turno e a instituição, para os quais deseja concorrer ao benefício.

Ainda no preenchimento da inscrição, no campo em que a renda per capita deve ser informada, o candidato deve atentar para os integrantes do grupo familiar que se encaixam na categoria de autônomo, pois estes deverão gerar a declaração de renda por meio do próprio sistema do programa.

Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), subsecretaria vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o Bolsa Universidade já ofertou mais de 260 mil bolsas de estudos para estudantes de baixa renda.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes