Ir para o conteúdo
ManausRaioschuvasCheiaAmazonas

Incidência de raios no Amazonas é a 2ª maior do País

O Amazonas continua sendo o segundo Estado com maior incidência de raios por quilômetro quadrado, com quase 16 descargas elétricas por quilômetro, segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com a semana marcada por muita chuva em Manaus, a preocupação sempre é maior e os cuidados precisam ser redobrados.

Na lista de Estados com grande incidência de raios está o Tocantins (17,1 raios por quilômetro quadrado), Amazonas (15,8), Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2).

Segundo o levantamento do Elat, a principal circunstância na qual ocorrem mortes por raio é durante as atividades rurais (25%), seguido de pessoas que estão dentro de casa (18%), próximas a veículos (10%), embaixo de árvores (8%), jogando futebol (7%), embaixo de coberturas (5%) e na praia (4%).

Cheia

Nessa semana, as fortes chuvas que atingiram o Estado influenciaram diretamente na alta do Rio Negro. Nos últimos sete dias, a cota registrada no Porto de Manaus, localizada na zona sul da capital, saiu de 27,36m para 27,61m. O nível é quase 1,3 m acima do registrado há um mês.

Se compararmos com a cota do ano passado, a diferença é ainda maior. No dia 3 de maio de 2018, o Rio Negro bateu 26,34m. Apesar disso, a cheia deste ano ainda não está entre as cinco maiores da última década.

Foto: JK Albuequerque/ BMA

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes