Ir para o conteúdo

Igreja católica tem imagens destruídas por vândalos em Beruri

A Igreja de São Pedro, no município de Beruri, foi invadida e imagens religiosas foram destruídas, entre elas, a de São Pedro e Nossa Senhora Aparecida. O caso aconteceu nesta terça-feira (21), por volta de 17h, quando líderes religiosos foram até a capela e a encontraram o templo destruído. Na ocasião, nada foi furtado, indicando atos de profanação e intolerância religiosa.

De acordo com o padre Delaci Araújo da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Beruri, os vândalos retiraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de dentro da redoma de vidro, tiraram seu manto e coroa, e cortaram a cabeça e as mãos da imagem da santa. Já a imagem de São Pedro foi quebrada no pescoço, e por conta da estrutura de ferro, a cabeça da imagem ficou presa ao corpo.

“As duas imagens quebradas foram colocadas em cima da mesa do altar. O sacrário foi aberto e as hóstias consagradas foram derramadas em cima da mesa da credencia. Depois por um buraco feito no forro entraram para a sala da sacristia, onde tiveram acesso ao cálice, ambulas, alfaias, ostensório, galhetas que foram jogadas pela janela. A água benta foi derramada”, detalhou o padre.

Os vândalos também arrombaram portas e janelas da igreja, arrancaram um ventilador da parede e com o próprio fio do aparelho penduram-no na porta de entrada do templo, conforme relatou o padre Delaci. Ainda segundo o padre, a missa de natal, no dia 25 de dezembro, estava marcada para acontecer naquela capela, mas por conta do ataque será transferida para outra.

“Estamos em oração. Já tinham acontecido vários arrombamentos e assaltos em nossas capelas, mas um ato de entrar em uma igreja para profanar, sem furto, aqui foi a primeira vez. Total repúdio da nossa igreja, total repúdio da nossa comunidade católica a esse tipo de pessoas que fizeram isso. Lamentamos profundamente e exigimos que quem fez isso possa reparar não só o dono material, como o dano na fé”, disse o padre.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri, nesta quarta-feira (23). O caso será investigado pela Polícia Civil e Polícia Militar, de maneira sigilosa. Até o momento nenhum suspeito foi identificado.

Fonte: Portal A Crítica

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes