Ir para o conteúdo

Já imaginou um espaço de colaboração onde o aprendizado acontece por meio da criação de projetos e trabalhos de manufatura? Robótica, eletrônica, linguagem de computação, marcenaria, artes, espaço gourmet, filmagem, edição e impressão 3D fazem parte do MakerSpace do ICBEU Manaus, a ser inaugurado no dia 5 de Dezembro (terça-feira) às 19h, na sede da instituição, com a presença do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Peter Michael McKinley.

Nestes espaços, a ideia é criar uma cultura de fazedores, que aprendem a pensar criativamente, desenvolvendo protótipos e criando soluções inovadoras. Um lugar onde os alunos podem se reunir para criar, inventar, manipular, explorar e descobrir usando uma variedade de ferramentas e materiais.

O Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica da cultura Do It Yourself (Faça você mesmo). Essa cultura tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar e modificar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. O fato de experimentar algo na prática muda toda a percepção sobre aprendizado dos estudantes, que se tornam mais ativos no processo. Esses espaços educativos fornecem arranjos de aprendizagem flexíveis, que promovem a autonomia e a colaboração, permitindo ao aluno testar suas próprias ideias e inovações.

O MakerSpace visa preparar os alunos para o futuro ao proporcionar oportunidades no empreendedorismo

“A instalação do MakerSpace é mais uma iniciativa inovadora do ICBEU, um diferencial estratégico, de fato. Por meio dele, pretendemos desenvolver nos alunos as habilidades do século XXI, principalmente a criatividade, a colaboração, o uso de tecnologia e a habilidade de solucionar problemas, além, obviamente, do empreendedorismo. Acreditamos no poder transformador da educação e, por isso, nosso objetivo é muito mais do que apenas ensinar o inglês ao nosso aluno. Nosso propósito é estreitar cada vez mais seus laços com o mundo, preparando-o, assim, para a vida e para o mercado”, diz o Diretor Presidente do Instituto, Luis Fabian Barbosa.

Muito além de um simples espaço para criar, o MakerSpace visa preparar os alunos para o futuro ao proporcionar oportunidades no empreendedorismo. Expondo os alunos a novas habilidades e tecnologias, o ICBEU pretende abrir portas para novos caminhos de carreiras na vida dos alunos e dos usuários do espaço, utilizando o que as pessoas têm de melhor: a criatividade e a capacidade de improvisar e criar aliadas a um nível de qualidade, gerando maior capacidade competitiva no mundo globalizado e inflamando a paixão pelo conhecimento ao longo da vida.

SOBRE O ICBEU

O ICBEU Manaus, Centro Binacional de referência no ensino da Língua Inglesa em Manaus há mais de 60 anos e reconhecido pelo Departamento de Estado Americano, tem a missão de divulgar a cultura norte-americana e participar ativamente de suas comunidades, no intuito de que a educação seja a ferramenta mais importante no crescimento e desenvolvimento das pessoas. O ICBEU trabalha com empenho em estar sempre à frente na busca das melhores metodologias educacionais e práticas de ensino inovadoras. A missão, além de desenvolver no aluno a habilidade para comunicação em inglês, é oferecer um ambiente estimulante e conectado a modernas e revolucionárias tecnologias, garantindo assim a eficiência do aprendizado.

No local os alunos aprenderão robótica, eletrônica, linguagem de computação, marcenaria, artes, espaço gourmet, filmagem, edição e impressão 3D

Junto à grade curricular, os alunos participarão de oficinas no MakerSpace de acordo com temas pertinentes às unidades estudadas em sala de aula. O aluno terá acesso aberto a materiais, suprimentos e atividades fáceis de acompanhar, desenvolvidas com o objetivo de expor o idioma americano de uma maneira que ele consiga realizar suas atividades com sucesso. Uma estratégia eficaz para garantir que o MakerSpace ajude a atender todas as necessidades dos alunos éusar pistas visuais para se comunicar e dar as instruções necessárias. Todas as atividades produzirão tutoriais em vídeo e listas de vocabulários pertinentes aos projetos conduzidos pelos professores, que também receberão treinamentos e capacitações específicas para as ações propostas.

SERVIÇO:

O QUE: Inauguração do MakerSpace

QUANDO: 05/12/2017 (terça-feira)  às 19h

LOCAL: ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 – Centro)

Informações: (92) 98803-6969 (Taianna Castro)

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes