BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

IBGE abre 3.063 vagas temporárias do Censo 2020, no Amazonas


Estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos Simplificados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciam 3.063 vagas temporárias para atuação no Censo Demográfico 2020, no Estado do Amazonas. Há vagas em todos os 62 municípios do Estado. As oportunidades são para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), com remuneração de R$ 2.100, Agente Censitário Supervisor (ACS), com ganhos de R$ 1.700, e Recenseador, com remuneração por produção. As inscrições para os Processos Seletivos vão de 5 a 24 de março, e podem ser feitas através do site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/.

Neste Processo Seletivo, há, para o Amazonas, 90vagas para Agente Censitário Municipal, 342 vagas para Agente Censitário Supervisor, e 2.631 vagas para o cargo de recenseador. Considerando apenas Manaus, são 1.450 vagas para recenseador, 28 vagas para Agente Censitário Municipal e 183 vagas para Agente Censitário Supervisor. O candidato poderá escolher o município onde deseja concorrer à vaga e, em Manaus, poderá concorrer à vaga na área de trabalho (Manaus Norte, Manaus Leste e Centro)  onde preferir trabalhar.

Os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor têm como requisito de escolaridade o nível médio completo. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Os contratados terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcional, de acordo com a legislação que regulamenta este tipo de contratação. A escolaridade para o cargo de recenseador é nível fundamental completo. A carga horária é de no mínimo 25 horas por semana, além de participação obrigatória nos treinamentos.

Os contratos de ACM e ACS terão duração de cinco meses, e os contratos de recenseadores, duração de três meses. Ambos os contratos poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2020 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Inscrições

As inscrições para os Processos Seletivos vão de 5 a 24 de março, e podem ser feitas através do site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/. O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição em toda a rede bancária, pela internet ou em casas lotéricas. Pode requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato economicamente hipossuficiente que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o candidato doador de medula óssea, conforme as regras previstas no edital.

As provas para os cargos de ACM e ACS estão previstas para acontecer no dia 17 de maio e, para o cargo de recenseador, estão previstas para o dia 24 de maio. As provas serão aplicadas em todos os municípios com vagas, conforme o edital. A divulgação do resultado final para os cargos de ACM e ACS está prevista para dia 12 de junho, e para o cargo de recenseador, para o dia 3 de julho.

Funções

O Agente Censitário Municipal (ACM) gerencia o Posto de Coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2020, estará à frente de dois tipos de ações: administrativas – que são relativas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais do Posto de Coleta; e técnico-operacionais – nas quais desempenha o papel de gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e Recenseadores em que acompanhará e orientará a Coleta de Dados.

O Agente Censitário Supervisor (ACS) exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática, exercendo, quando necessário, tarefas administrativas, como renovação de contratos, avaliação de Recenseadores etc. Está subordinado ao Agente Censitário Municipal (ACM). Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os Recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo. O nível de escolaridade exigido para ambas as funções é o ensino médio completo.

O Recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Em contato direto com o público, ele representa o IBGE para a sociedade. O nível de escolaridade exigido para a função é o ensino fundamental completo.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.