BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Hepatite: Sem saber, você pode ter


A Prefeitura de Manaus deu início ao Julho Amarelo, uma campanha de conscientização das hepatites virais.  A Organização Mundial da Saúde – OMS, tornou o dia 28 de julho, o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais.

Só em Manaus, 100 casos de hepatite já foram diagnosticados esse ano. A Hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser causada por vírus (tipos A, B, C, D e E). Os tipos B, C e D são os mais graves, pois, a transmissão pode acontecer por relação sexual sem proteção, transfusão sanguínea ou compartilhamento de agulhas ou alicates.

Como a Prefeitura de Manaus tem o compromisso com uma saúde pública de qualidade, essa campanha de conscientização torna-se uma ferramenta importante para informar e incentivar a população para que busque ajuda e prevenção. Por isso, durante todo o mês de julho, serão intensificados nas UBS os serviços de consulta, teste rápido e vacinação. É extremamente necessário que todas as três doses da vacina sejam tomadas.  As vacinas estarão em mais de 150 unidades durante todo o ano. Além disso, preservativos também estarão disponíveis. 

A Hepatite é uma doença silenciosa e não produz sintomas no início.  Ou seja, sem ao menos saber, você pode ter contraído. Apenas quando já está avançada é que aparecem os principais sintomas como a febre, as náuseas, o vômito, a diarreia e dependendo do comprometimento do fígado, os olhos amarelados. Em seu pior estado, pode gerar uma cirrose hepática ou até mesmo, câncer.

Para saber mais, você pode se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde – UBS e procurar mais informações.

Participe dessa corrente do bem pela saúde. Participe do Julho Amarelo!

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.