Ir para o conteúdo

Hemoam precisa de doadores de sangue para normalizar estoque

O estoque de bolsas de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para este começo do ano, está bastante crítico. Sete dos oito grupos sanguíneos estando abaixo dos números mínimos aceitáveis para este período. O total de bolsas do estoque para todo o Estado era de apenas 231 unidades na última sexta-feira, dia 5, quantidade que é suficiente para apenas um dia.

Para normalizar o estoque, o Hemoam precisa de 1 mil doadores voluntários até esta segunda-feira, 8. Para doar é necessário ter entre 18 e 69 anos e apresentar documento oficial de identidade com foto. Menores de idade também podem doar, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. É necessário estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Não é preciso fazer jejum para doar.

De acordo com a direção da Fundação Hemoam, a situação é crítica, pois nessa época do ano muitas pessoas estão de férias, teve a época das festas. Geralmente, a partir de setembro e outubro a fundação começa a no estoque, e isso vai até janeiro. Ainda segundo a unidade hospitalar, o atual estoque, de 231 bolsas, só dá para um dia de abastecimento de sangue para toda a rede pública e privada.

Interessados em doar sangue podem se dirigir à sede do Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, que funciona em expediente normal de segunda a sábado, das 7h às 18h ou no Posto Avançado de Coleta, na Maternidade Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira, 3958, bairro Aleixo, Zona Leste. O posto de coleta funciona de segunda a sexta, das 8h30 até 13h.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes