Ir para o conteúdo

Hackathon Nasa Space Apps Challenge anuncia vencedores de 2021

Organizado pelo Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia,  o Nasa Space Apps Challenge, considerado um dos maiores hackathons do mundo, acaba de anunciar os vencedores da edição virtual 2021. A equipe Jungle Kids se torna bicampeã da competição local e será representante oficial de Manaus na fase Global.

Como local lead, o Manaus Tech Hub pode indicar uma equipe para a fase global, mas apontaram duas vencedoras pela cidade, com 1º e 2º lugar. Ao todo, foram quatro equipes de Manaus participando ao longo do último final de semana e todos receberão certificados.

Os jurados avaliaram os projetos em cinco aspectos: Impacto, Criatividade, Validação, Relevância e Apresentação. O time vencedor escolheu um dos desafios da juventude, intitulado SuperpowEARTH, que tinha o objetivo de personificar uma das habilidades da Terra em uma figura de super-herói. Segundo Alessandra Montenegro, project leader no Sidia, o tema proposto foi ótimo e super atual. “A aplicação combinando regionalidade indígena com um problema real foi incrível”, comenta.

Entre os 28 desafios disponíveis para os competidores, a equipe vencedora criou a super-heroína AMANA, que significa “água que vem do céu”. Ela se transforma em três araras, cada uma com sua força e com o poder de controlar o ciclo da água. Já a equipe Trilha do Aprendiz, que ficou em segundo lugar, trabalhou no desafio de criar um jogo educacional para alunos do ensino médio que se concentrasse em manter um avatar vivo e saudável durante uma viagem a Marte e de volta para a Terra.

De acordo com o jurado Alessandro Dias, coordenador de inovação da Fundação Rede Amazônica, o projeto apresentado pela equipe Jungle Kids alcançou plenamente o desafio selecionado. “Usaram elementos da nossa cultura e uniram com questões ambientais sensíveis como as queimadas. Amana poderia ser facilmente uma grande heroína Marvel ou DC. Achei incrível como usaram elementos simples de desenho e fizeram uma grande apresentação”, finaliza.

Sobre o Manaus Tech Hub

O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores.

Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes