Ir para o conteúdo

Amazonas recebe mais de 220 mil doses de vacina contra covid-19 neste sábado

O Amazonas receberá neste sábado, 20/3, 221.800 doses da vacina contra covid-19, de acordo com o cronograma de entrega do Ministério da Saúde. Serão 41.800 doses da Coronavac e 180.000 da AstraZeneca. Esta é a nona remessa encaminhada para o Estado.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 495.614 doses foram aplicadas em todo o estado até esta sexta-feira (19/03), sendo 383.345, de primeira dose, e 112.269, de segunda dose.

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, até esta fase da vacinação, já em andamento, estão sendo contempladas pessoas nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência.

Com esta nova carga, a prefeitura ainda deve anunciar qual grupo a ser contemplado. Mas, segundo o PNI, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 aparecem logo depois do grupo de 60 anos. Portanto, deve ser o próximo alvo da imunização.

Em Manaus, a Prefeitura destacou que a vacinação segue até o final da próxima semana para as pessoas de 60 anos ou mais, e, durante o tempo necessário, para idosos e trabalhadores da saúde que ainda precisam receber a segunda dose do imunizante.

Estado já vacinou quase meio milhão de pessoas 

São consideradas comorbidades para efeito da vacinação contra Covid-19:

  • Diabetes mellitus;
  • hipertensão arterial grave;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • doença renal;
  • doenças cardiovasculares e cérebro vasculares;
  • transplantados de órgãos sólidos;
  • anemia falciforme, câncer e obesidade grau III);

Para comprovar, apresente laudo que ateste a doença. Se outro grupo for incluído, a prefeitura fará prévio aviso.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes