BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Gripe traz alerta: Pais, evitem lugares aglomerados


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para o aumento de casos de viroses respiratórias em Manaus durante o período chuvoso, principalmente nos meses de abril e maio, e recomenda evitar lugares com aglomeração, tendo em vista a fácil transmissão dos vírus ​de ​pessoa a pessoa. O órgão registra a circulação dos vírus Influenza B e o ​Vírus ​Sincicial Respiratório, principalmente nas crianças menores de dois anos, que podem evoluir com quadros graves de insuficiência respiratória.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é um quadro de gripe com complicações, principalmente pulmonares, que apresenta alguns sinais e sintomas que devem despertar o alerta dos pais.

“Normalmente, o quadro de gripe dura em média de 10 a 15 dias, com febre, dor​es​  de garganta e cabeça ​ e  tosse com secreção, mas se a criança apresentar dificuldades para respirar, a atenção médica precisa ser imediata, e os pais devem procurar a unidade de saúde​ mais próxima​  antes do agravamento do quadro clínico”, explica o infectologista.

“Cuidados especiais devem ser tomados com crianças menores de dois anos de idade, em particular, com os bebês prematuros e aquelas que apresentam doenças crônicas, como doenças pulmonares,  cardíacas,  neurológicas, e outras, ao serem diagnosticadas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, alerta o diretor.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.