Ir para o conteúdo

O vice-governador do Amazonas e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, esteve reunido, nesta sexta-feira (03), com empresários, representantes da indústria e comércio, além de autoridades estaduais de saúde para tratar sobre a fabricação de respiradores artificiais e consequente ampliação da oferta de leitos de UTI para pacientes graves do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. O encontro aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), zona centro-sul de Manaus.

Um esforço conjunto entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e iniciativa privada, capitaneadas pelo Governo do Amazonas, tem possibilitado avanços no desenvolvimento de um protótipo de respirador artificial, que está em fase de ajustes para ser testado e entrar em produção. O equipamento é necessário para tornar possível o aumento na quantidade de leitos ofertados pelas redes pública e privada de saúde.

“Nós estamos buscando, de forma contundente, uma solução para que haja o acesso de respiradores aqui no nosso Estado. Só que estamos concorrendo com todo o Brasil. Diversas licitações que foram adquiridas pelo Brasil e pelo Amazonas acabaram sendo frustradas porque requisições, confiscos têm acontecido pelo Brasil e pelo mundo. As medidas estão sendo tomadas, até porque a nossa equipe de infectologistas demonstrou uma coisa muito clara: nós precisamos ter uma contingência para o recebimento dos casos que poderão se agravar”, frisou Carlos Almeida.

Ele ressaltou que a produção de respiradores no PIM será uma resposta ao país do que significa o Polo Industrial. “Essa não é só uma demonstração simbólica, mas é uma ressignificação do Polo, até com a forma estruturada, de forma vertical que existe nas nossas indústrias, como por exemplo a Moto Honda, que possui desde a fundição até a montagem. Nós temos condição de aqui fazer com que a solução desejada pelo mundo se torne concreta”, enfatizou o vice-governador.

Participaram da reunião o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias; o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag; o vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleto Leal; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese); o superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes; além de representantes da Associação dos Supermercados (Amase) e de institutos de pesquisa.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes