Ir para o conteúdo

Governo e Sírio Libanês criam gabinete de crise do coronavírus

O governador Wilson Lima recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), a equipe de consultores do Hospital Sírio Libanês que está trabalhando junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) na instalação do Gabinete de Crise Hospitalar com foco no novo Coronavírus (Covid-19).

A equipe liderada pelo médico especialista em Medicina de Desastre, Michel Cadenas Prado,  já vinha atuando no Amazonas há cerca de seis meses, na implantação do projeto Lean nas Emergências, uma parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas, com vistas a melhoria da eficiência dos três principais prontos-socorros da rede estadual - 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio.  Agora, o trabalho será centrado na organização de resposta rápida à pandemia no Amazonas.

Na reunião, na sede do Governo, que contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, e de técnicos da Susam, foi apresentado o modelo de gerenciamento de crise definido pelo projeto para o momento.

O governador Wilson Lima reforçou a importância da união de esforços para vencer o coronavírus no Amazonas, lembrando que um dos grandes diferenciais do Brasil com relação a outros países no combate à pandemia é justamente contar com um sistema unificado de saúde, que é o Sistema Único de Saúde  (SUS).

"O Governo Federal tem nos ajudado em várias frentes, com o envio de equipamentos, de insumos, medicação e esse grupo que está chegando aqui vai nos ajudar a implementar os protocolos que já vinham sendo adotados pelo Governo do Estado, já seguindo essa orientação do Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde.  E aqui a gente consolida todos os avanços que já teve e naturalmente que a gente passa para um outro estágio dessa crise, que é um estágio mais agravado, e aí a gente estuda todas essas estratégias, esses protocolos, para que a gente possa ter o melhor fluxo na rede e entender o que é prioritário".

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes