Ir para o conteúdo

Governo do Estado mantém serviços essenciais durante o feriado desta sexta

Os órgãos da administração estadual não irão funcionar durante o feriado desta sexta-feira (15/11), dia da Proclamação da República. O Governo do Amazonas informa que os serviços essenciais nas áreas de saúde e segurança pública, no entanto, não serão afetados.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), as 26 unidades de urgência e emergência atenderão normalmente, em plantão de 24 horas entre os dias 15 e 17 de novembro. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAS), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Campos Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, na Cidade Nova; além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Os SPAS e UPAS possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal-estar súbito, pequenos ferimentos, dor de cabeça, vômitos, entre outros.  Os casos mais graves serão encaminhados para os prontos-socorros e maternidades.

Nas unidades que atendem serviços ambulatoriais agendados, como o Centro de Atenção à Melhor Idade (CAIMI), Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), policlínicas e fundações os serviços retornam na segunda-feira (18/11), a partir das 7h.

Hemoam – Durante o feriado os atendimentos ambulatorial e laboratorial da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) não vão funcionar. O retorno às atividades será na segunda-feira (18/11), quando também retorna o posto de coleta de sangue da Maternidade Ana Braga, na zona leste. No sábado (16/11) a coleta no Hemoam funciona regularmente. Os serviços de assistência hospitalar e urgência da unidade funcionarão normalmente, também no feriado.

Segurança – Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães no feriado.

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, na zona centro-sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), zona centro-oeste; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), zona centro-sul; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na zona leste de Manaus, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.

O 9º DIP (zona leste), o 10º DIP, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), todas na zona oeste de Manaus, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.

Educação – As escolas de Manaus e também do interior do Estado, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação e Desporto terão funcionamento suspenso na sexta-feira. As aulas retornam na segunda-feira (18/11).

Cultura – Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também terão horários de funcionamento diferenciados. No Teatro Amazonas a visitação na sexta-feira (15/11) acontecerá das 9h às 14h, com entrada gratuita para amazonenses (mediante documento que comprove a naturalidade) e venda de ingressos para demais visitantes. Às 20h abrirá com o espetáculo “Parabéns Senhor Presidente”, com Christine Fernandes e Danielle Winits.   

Os centros culturais Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) e Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546, Centro) abrirão para visitação das 9h às 14h.

Os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia não abrirão para visitação no feriado. À noite, a partir das 19h, o Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, s/nº, Centro) abrirá para o evento “Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário”.

Outros espaços – Os teatros Gebes Medeiros e da Instalação, e o Cineteatro Guarany também estarão fechados no feriado. O Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro) e o Museu Casa Eduardo Ribeiro (rua José Clemente, 322, Centro) funcionarão das 9h às 15h. Já o Museu do Seringal funcionará de 9h até 15h30. O Museu do Homem do Norte, situado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, não abrirá.

A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambas no entorno do Largo de São Sebastião, funcionarão das 15h às 20h. As bibliotecas não abrirão no feriado.

Cidadania e emprego – As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), não funcionarão no feriado, retornando na próxima segunda-feira (18/11), em horário de funcionamento normal em todo o Estado, das 8h às 17h.

O Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, não abrirá nesta sexta-feira. O atendimento normal retorna na segunda-feira (18/11). 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes