Ir para o conteúdo

Amazonas reforça cuidados com pacientes transportados para outros estados

Na tarde de quinta-feira (04/02), o Amazonas superou a marca de 500 pacientes com Covid-19 transferidos para dar continuidade ao tratamento em outros estados brasileiros. A iniciativa, em conjunto com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, tem sido positiva. Para atingir o resultado, o Governo do Amazonas segue reforçando as ações de cuidados com os pacientes, antes, durante e após o translado.

As transferências são preparadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio de seu sistema de regulação. Em paralelo a isso, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Justiça e Cidadania, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e o Fundo de Promoção Social (FPS), trabalham conjuntamente nessa iniciativa, na prestação de apoio psicológico e social.

“Da hora em que o paciente entra para o processo de transferência, ele já recebe o atendimento psicológico no próprio leito onde está. A partir do momento em que ele viaja passa por todo um acompanhamento, com a equipe médica especializada do Ministério da Saúde, do hospital que recebeu e da SES Amazonas” destaca Viviane Dutra, subcoordenadora de projetos sociais da UGPE.

Os pacientes transferidos têm a opção de indicar um parente de referência, que receberá informações do paciente diariamente.

Durante a internação, o paciente é acompanhado pela equipe do hospital. Ao retornar, uma equipe de assistentes sociais, uma em cada localidade, se encarrega da logística que envolve desde a ida do paciente do hospital ao aeroporto, até a volta do aeroporto para suas respectivas casas. O transporte é feito em parceria da Seas e FPS, junto à Casa Militar.

“Em paralelo a isso, nós temos a parceria, o apoio de muitos, como, por exemplo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da OAB do Amazonas, houve uma mobilização e em cada estado a gente já começa a contar com esse suporte”, diz Viviane, ressaltando ainda que os pacientes continuam sendo observados e amparados pelo Estado, mesmo após o retorno para casa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes