Ir para o conteúdo

Governo adota uso de drone no combate a ilícitos ambientais

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) vai usar Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) para fiscalizar e combater os ilícitos ambientais no estado, segundo informou o diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente.

A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), popularizada como “drone” ou “VANT”, é um equipamento robótico capaz de executar tarefas automatizadas de coletas de dados em superfícies de difícil acesso. O uso desse instrumento torna o trabalho de monitoramento e fiscalização mais ágil e eficaz.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o órgão está adotando métodos tecnológicos, com o intuito de trazer mais agilidade no processo técnico de fiscalização de ilícitos ambientais.

Tecnologia – O Ipaam iniciou também, durante o segundo semestre de 2019, o uso de uma ferramenta tecnológica que irá facilitar a emissão dos autos de infração em campo. A equipe está contando com a utilização de um tablet para registro dos ilícitos ambientais detectados em campo, além de uma mini-impressora portátil para a emissão do auto de infração.

Os fiscais não vão mais precisar voltar à sede do órgão para lavrar o auto de infração. Na mesma hora em que a irregularidade for identificada, a equipe conseguirá tomar as medidas administrativas cabíveis.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes