BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Governadores eleitos se reúnem com Jair Bolsonaro para apresentar demandas


Nesta quarta-feira (14), a Frente de Governadores pelo Brasil, organizada pelos governadores eleitos do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de São Paulo, João Dória (PSDB) e do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) reuniu-se, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, para elaborar uma pauta comum de demandas que afetam diversas áreas nos estados afim de formatar um documento contendo as reivindicações, que foi entregue ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Defesa das fronteiras, combate ao crime organizado, reformas da previdência e tributária dominaram as discussões.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou a necessidade de estabelecer um consenso, levando em consideração as diversidades brasileiras. Apresentou o Amazonas como um Estado, que apesar de ter um território de 1,5 milhão km² e ser preservado ambientalmente, enfrenta problemas de ordem social de igual proporção, cuja solução depende de integração, combate ao narcotráfico e proteção da Zona Franca de Manaus.

“Segundo estimativas das policias civil, militar e federal passam pelo Amazonas cerca de 100 toneladas de drogas por ano, que entram pelas nossas fronteiras e seguem para outros estados. É injusto que o Estado do Amazonas tenha de arcar sozinho com este ônus da proteção das fronteiras. Algumas propostas ferem de morte a Zona Franca de Manaus, cujo modelo foi criado para proteger uma região estratégica para o Brasil e para o mundo. Nos últimos cinco anos, perdemos cerca de 50 mil postos de trabalho”, pontuou Lima.

O governador amazonense também lembrou que a retirada dos entraves para a pavimentação da BR-319 é um ponto emergencial que beneficiará tanto o Amazonas quanto os demais estados, retirando-os do isolamento geográfico das demais regiões brasileiras. Falou também sobre a importância da união dos governadores para descontigenciar os recursos oriundos da Lei Kandir, que não foram repassados pela União aos estados.

O presidente Bolsonaro agradeceu a presença de todos os governadores e recebeu a carta de demandas. Ele e Paulo Guedes abordaram o Pacto Federativo no sentido de garantir recursos para que os estados façam investimentos. Ratificaram a defesa ambiental, mas com desburocratização para a emissão de licenças que permita a pavimentação da BR-319 e exploração mineral, projeto de viabilidade econômica que conta com o apoio do presidente eleito.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.